O paranaense Gregori Panizo é o campeão da Volta do Estado de São Paulo de Ciclismo 2008. Ontem, o ciclista do Clube DataRo de Ciclismo, de Ponta Grossa, confirmou a vantagem obtida após oito etapas ao terminar o nono e último trecho, entre Jundiaí e São Paulo, com 51 quilômetros, na terceira colocação. Gregori, de 22 anos, totalizou 24h43min17seg, 27 segundos à frente do segundo colocado, Luiz Amorim, da Cesc/Sundown/Nossa Caixa, de São Caetano do Sul, 24h43min44seg. Jair Santos, da Avaí/Florianópolis, terminou em terceiro lugar, com 24h44min08seg. Na disputa por equipes, a catarinense Avaí, com o tempo de 74h14min13seg, foi a grande surpresa do evento, ao superar a Scott/Marcondes César, de São José dos Campos, com vantagem de 1min26seg. Marcelo Moser (Avaí) e Edgardo Simon (Scott) ficaram com os títulos de Montanha e Metas Volantes, respectivamente.
Pela vitória, Gregori recebeu R$ 4,5 mil e 40 pontos no ranking da União Ciclística Internacional (UCI), enquanto Amorim somou 30 pontos e Jair 16. Na etapa final, ontem, com chegada na Avenida Chucri Zaidan, o vencedor foi Gilberto Góes, da Sales Supermercados/Belo Horizonte, com o tempo de 56min14seg, seguido por Antônio Nascimento, da Memorial/Santos, e Gregori Panizo, ambos com o mesmo tempo. Ao todo, 121 dos 141 ciclistas que largaram no dia 20, em Interlagos, completaram os 1.072,9 quilômetros de trechos oficiais por estradas e rodovias paulistas.
O grande vencedor da edição 2008 da Volta do Estado de São Paulo de Ciclismo destacou o equilíbrio da disputa e seu preparo para chegar ao título. ?Eu vim para esta prova com grande determinação e força de vontade para vencer. Felizmente, o trabalho da equipe e meus esforços deram resultados muito positivos?, comemorou o campeão. ?Esta edição da Volta foi muito equilibrada, prova disso é que a Scott, que vinha como favorita, por ter bons atletas e uma ótima estrutura, não conseguiu colocar seus ciclistas no pódio da Volta e, além disso, também foi superada na briga por equipes, ficando em segundo lugar. E isso é ótimo para a modalidade, que ganha força e fica mais nivelada?, salientou Gregori.
Com relação ao futuro, o campeão afirmou que deve permanecer na equipe de Ponta Grossa, mas não descarta convites. ?Tenho uma ótima estrutura na DataRo e a prova disso foi essa conquista. Mas isso não quer dizer que não possa ouvir propostas. Todas serão avaliadas?, encerrou o ciclista, que está pré-convocado para o Pan-Americano no Uruguai, em maio, mas ainda não sabe se poderá correr.


