Paranaense salva a pátria do surf feminino brasileiro no WQS

As ondas caíram de um para meio metro de altura, ontem, mas ainda apresentando boas condições em Woolamai Beach para a estréia das cabeças-de-chave da 1.ª etapa do WQS Feminino 2008 na Austrália. Três brasileiras competiram e a paranaense Bruna Schmitz salvou a pátria na última bateria do dia, avançando para a rodada das 24 desafiantes ao título do Roxy Surf Festival em Phillip Island. O evento abre a corrida por seis vagas na elite do ASP Womens World Championship Tour (WCT) promovendo uma etapa nível máximo seis estrelas, com a campeã marcando 2.500 pontos no primeiro ranking feminino do World Qualifying Series 2008.

Uma nota 7,65 na última onda garantiu o 2.º lugar e a última classificação da quarta-feira para Bruna Schmitz, que precisava de mais de seis pontos para superar a havaiana Paige Alms. A experiente australiana Serena Brooke, que neste ano está voltando ao grupo das top-16 do WCT, pegou duas boas ondas seguidas e confirmou a vitória com notas 7,0 e 8,5. Bruninha totalizou 13,65 pontos, contra 12,40 de Paige Alms, com a australiana Crystal Vail ficando na última posição antes ocupada pela brasileira.

A paranaense agora disputará a única bateria da 4.ª fase, que não tem nenhuma surfista da Austrália. Suas adversárias serão a havaiana Leilani Gryde, a sul-africana Stacey Guy e Airini Mason da Nova Zelândia. Já as outras duas brasileiras que estrearam como cabeças-de-chave do Roxy Surf Festival acabaram eliminadas pelas recordistas do campeonato. Competiram numa boa hora do mar, que proporcionou as melhores apresentações do ano em Woolamai Beach.

Voltar ao topo