Com dois recordes brasileiros, um latino-americano e um mundial em salto de pára-quedas, Newton Nogueira, 35 anos, será o primeiro pára-quedista do Paraná a realizar um desafio na categoria base jump, na montanha Kjearg, com 3 mil pés de altura (o equivalente a 1 quilômetro), na Noruega, no próximo dia 16.

Para chegar à base de salto, Newton levará cerca de 10 quilos em equipamentos em dois dias de caminhada. É o grande dasafio de atleta que depois do salto, realizará uma queda livre de 15 segundos, até acionar o pára-quedas e pousar no leito do rio. Toda a aventura será monitorada por um grupo de pára-quedistas europeus que já realizaram o base jump no monte Kjerag. Newton também irá registrar toda sua trajetória, com câmeras de vídeo e fotográficas, de sua chegada a Oslo com conexão para Stavanger, com passagens pelas cidades de Laurvvik e depois fazer uma travessia de balsa até o acampamento de Lysebotn, onde estarão seus guias.

Histórico

Praticante do pára-quedismo desde 1980, Neswton Nogueira realizou 2.842 saltos, bateu quatro recordes, é membro da United States Parachute Association (EUA) e da British Parachute Association (Inglaterra), piloto de paramotor e proprietário da Escola Wings Pára-Quedismo, situada no Hangar 20 do Aeroporto do Bacacheri.

Newton tem dezenas de participações em eventos nacionais e internacionais de pára-quedismo.