Ricardo Buzzi.

O karateca paranaense Ricardo Buzzi conquistou neste fim de semana, em Belgrado (Iugoslávia), o título mundial de karatê tradicional. A vitória faz dele o segundo brasileiro a alcançar o topo do pódio da modalidade – na década de 70, Luis Tasuke Watanabe, atual técnico da seleção brasileira, foi o primeiro a levantar o caneco.

Nas semifinais, Ricardo venceu o argentino Justo Gomez, tri-campeão mundial, e, na final, derrotou o então campeão mundial Cornel Mussat, da Romênia, faturando o título mundial.

Além de diversos títulos nacionais, integrando a seleção brasileira desde 1999, Ricardo é, entre outros, campeão pan-americano, campeão da copa intercontinental e vice-campeão mundial 2000. O sucesso deste atleta é fruto de muita dedicação. Seu talento no esporte é reconhecido mundialmente, tanto que federações de todo o mundo, já o convidaram para participar de seus eventos.

Hoje, beneficiando-se com a Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, que trouxe o patrocínio da prefeitura aos seis atletas paranaenses no Campeonato Mundial, ele declara ser otimista quanto ao futuro do esporte no País.