Paranaense é destaque no gelo

O patinador brasileiro Felipe de Souza entrou para a história do esporte de inverno brasileiro no último fim de semana, ao conquistar o título inédito da Copa Mundial de Patinação no Gelo, na etapa Hangzhou, na China. Com a vitória na prova de velocidade de 500m, Felipe assumiu a 30.ª colocação no ranking mundial, posição que, hoje, lhe garantiria a classificação nos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim, no ano que vem.

Felipe é paranaense de Londrina e treina em Toronto, no Canadá, há três anos. Foi sua primeira conquista na prova de 500m e na raia ele enfrentou atletas de países com tradição no esporte como Japão, Polônia e Alemanha. A prova foi considerada uma repetição do que aconteceu nos Jogos de 2002, na qual a Austrália ganhou a sua primeira medalha de ouro em Olimpíadas depois dos atletas líderes se envolverem numa batida. Na China, o brasileiro Felipe de Souza também aproveitou que os líderes se embolaram e conquistou a vitória inédita para o Brasil. O brasileiro vinha em quarto lugar quando aconteceu o acidente.

"A emoção foi muito grande. Levei alguns minutos para acreditar no que tinha acontecido. Este fim de semana marcou o 11.º mês da minha primeira corrida e este resultado foi um ótimo presente de Deus. O objetivo agora é melhorar meu tempo em todas as distâncias na Coréia e continuar a me preparar para as provas qualificatórias dos Jogos Olímpicos", diz Felipe, se referindo ao evento do próximo fim de semana (7 a 9).

O brasileiro agora soma 71 pontos e está na 30.ª colocação do ranking mundial de um total de 70 atletas, resultado que, hoje, o qualificaria para os Jogos de Turim.

"Felipe é uma aposta da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) em uma nova modalidade olímpica, na qual planejamos ser competitivos a partir de 2010, nas Olimpíadas de Vancouver. Temos boas surpresas vindo por aí na patinação e os resultados já começam a aparecer", diz Eric Maleson, presidente da CBDG.

Em novembro, Felipe disputa duas etapas qualificatórias para os Jogos de 2006: o pré-olímpico de Bormio (Itália) e The Hague (Holanda).

Voltar ao topo