Um dos surfistas mais radicais da nova geração brasileira, o paranaense de Matinhos Peterson Crisanto, deixou a sua marca no Hang Loose Surf Attack, o principal campeonato de base do País. O surfista de 15 anos, afilhado do tricampeão brasileiro profissional Peterson Rosa, garantiu o título da categoria mirim (até 16 anos), na 4.ª e última etapa do ranking, na Praia de Maresias, em São Sebastião (SP).

O caneco foi conquistado antes mesmo da final e na bateria decisiva, mais relaxado, ele terminou em terceiro lugar. ?Essa conquista representa todo o esforço e a minha dedicação. Esse circuito é muito importante para a carreira de qualquer atleta?, comentou o campeão brasileiro iniciantes de 2006.

Por pouco, os paranaenses não fizeram dobradinha no litoral paulista. Víctor Valentim, da Ilha do Mel, era o líder da categoria iniciantes (até 14 anos), mas não achou as ondas na sexta-feira, perdendo nas quartas-de-final, para ficar com o vice-campeonato, atrás do talento local Gabriel Medina, vencedor da etapa. ?O mar estava muito pequeno, não me adaptei. As ondas são diferentes das que eu treino?, disse o competidor de 14 anos.