Paranaense de Futsal tem estreia neste sábado

O São José dos Pinhais/Dom Bosco estreia neste sábado na Chave Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal. E o desafio para o caçula da principal divisão do futsal estadual não é fácil: desbancar o Guarapuava/Deportivo, atual campeão estadual.

A partida acontece no Ginásio Ney Braga, em São José dos Pinhais, a partir das 20h30, e abre a programação de comemoração do 321.º aniversário da cidade, celebrado no dia 19 de março por isso, não haverá cobrança de ingressos.

Quinto colocado na Série Prata de 2010, o time de São José dos Pinhais subiu à elite graças à desistência do Francisco Beltrão na 1.ª divisão do futsal estadual. Rio Branco e Cambé, terceiro e quarto colocados na última 2.ª divisão, abriram mão de ocupar a vaga, e o São José foi convidado pela Federação Paranaense.

Para agregar força, o time da Região Metropolitana de Curitiba fez parceria com o grupo educacional Dom Bosco, que também havia disputado a Série Prata do ano passado com o nome Faculdades Dom Bosco.

O São José dos Pinhais/Dom Bosco conta com vários jogadores que disputaram a Série Prata por ambas as equipes que formaram a parceria. Do atual elenco composto por 16 atletas, cinco são oriundos de São José dos Pinhais.

“Ainda estamos em processo de formação do time, correndo atrás de jogadores. Tudo tem um começo, mas esperamos largar da melhor maneira possível, mesmo sabendo da alta qualidade de nosso primeiro adversário”, falou o técnico do São José dos Pinhais/Dom Bosco, Brenno Rossi Granato.

Para o diretor de Esportes da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de São José dos Pinhais, Clésio Marins Prado, o objetivo inicial é manter a equipe na elite do futsal paranaense e montar uma boa estrutura para alçar voos mais altos a partir do ano que vem.

“Ficamos muito tempo fora do cenário principal do futsal paranaense. E para mantermos uma equipe da Região Metropolitana de Curitiba com força, tem sido importantíssima essa parceria com o Dom Bosco. Mas ainda estamos em busca de novos parceiros e convidando o empresariado da cidade a conhecer nosso projeto”, afirma Prado.

Nesta primeira fase do Paranaense, 13 equipes se enfrentarão em turno único, valendo uma vaga para a Liga Sul. A segunda fase, que começa em julho, já contará com a presença do Marechal, Cascavel e Umuarama, representantes paranaenses na Liga Nacional.