Paranaense de futsal muda regulamento

Os 16 clubes participantes e representantes da Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS) definiram ontem a fórmula de disputa do Campeonato Paranaense.

A competição será disputada praticamente nos mesmos moldes dos últimos anos, porém com uma pequena alteração na 3ª fase. A decisão foi tomada durante o arbitral, realizado no Recanto Park Hotel, na cidade de Foz do Iguaçu.

Agora, a 3ª fase passa a ser disputada em dois grupos de quatro equipes, em substituição ao sistema de play-offs que acontecia desde 2006. A mudança aumenta o número de datas da competição e, por isso, haverá rodadas intermediárias às quartas-feiras.

A Série Ouro começa em 13 de março. Um esboço de tabela foi distribuído aos clubes. Porém, a definição oficial acontecerá apenas após a divulgação dos jogos da Liga Futsal, que este ano terá quatro representantes paranaenses: Umuarama, Copagril/Marechal Cândido Rondon, Cascavel e Foz Futsal, que disputará o Estadual em conjunto com o Francisco Beltrão, mas mandando seus jogos em Foz do Iguaçu, segundo os dirigentes dos dois clubes.

Além destas quatro equipes, também participaram do arbitral São Miguel, Clube Atlético Desportivo/Guarapuava, Adeafi/Foz, Ciagym/Maringá, Colégio Londrinense, Paraná Clube, Tagliari/Campo Mourão, São Lucas/Paranavaí, Palotina Futsal, Marreco/Francisco Beltrão, Aquarius/Telêmaco Borba e Associação Esportiva Clevelandense/Clevelândia.

Todas as equipes se enfrentarão na primeira fase em turno único. Na segunda fase, serão divididas em dois grupos de seis equipes, em turno e returno. Na terceira, dois grupos de quatro, também em jogos de ida e volta. A partir daí a disputa se dará em play-offs, na semifinal e na final.

O presidente da FPFS, Dias Lopes, projeta um crescimento técnico por conta do maior investimento das equipes. “Serão pouco mais de oito meses de campeonato. Um dos maiores estaduais do País mais uma vez, o que possibilita aos times um planejamento para toda a temporada”, comentou.