Palco do clássico Paratiba deste sábado (8), o Couto Pereira traz boas lembranças ao Paraná Clube. Foi na casa de um dos seus maiores rivais que o Tricolor já conquistou título de Campeonato Paranaense e, recentemente, comemorou o acesso à primeira divisão. Mas quando o assunto são os duelos contra o Coritiba, as recordações não são tão boas. Neste século, o time paranista conseguiu vencer apenas uma vez o Verdão no Alto da Glória. Nos outros 21 jogos, foram 16 vitórias do Coxa e cinco empates.

O Paraná, então, terá que acabar com a soberania alviverde nos clássicos Paratiba realizados no Alto da Glória para subir na classificação da Série B. Com apenas uma vitória conquistada até agora na segunda divisão, o Tricolor corre o risco, inclusive, de entrar na zona de rebaixamento se não conseguir vencer o Coxa.

+ Leia mais: Bolsonaro defende Neymar em caso de suposto estupro

A única vitória paranista diante do Coritiba dentro do Couto Pereira nos anos 2000 aconteceu em 2013. Pelo Estadual, o Paraná venceu o Coxa por 3×2, com gols de Rubinho, Reinaldo e J.J. Morales. Para o Verdão, o meia Alex marcou duas vezes.

Foi também neste duelo, realizado no dia 24 de março, que o Tricolor marcou seus últimos gols diante do Coritiba dentro da casa do adversário. Desde então, os dois times se enfrentaram mais três vezes no Alto da Glória, todas pelo Paranaense. Em 2014, vitória alviverde por 2×0. Dois anos depois, o Coxa venceu por 3×0 e em 2017 fez 1×0.

Tricolor espera repetir o sucesso que o time de 2013 teve no Alto da Glória. Foto: Arquivo.
Tricolor espera repetir o sucesso que o time de 2013 teve no Alto da Glória. Foto: Arquivo.

A soberania do Coritiba seguiu em 2019. Mesmo sem disputar o Paratiba no Couto Pereira, que estava sendo usado para receber o show internacional do cantor Paul McCartney, o Alviverde levou a melhor. No segundo turno do Paranaense, venceu o Paraná por 1×0 no estádio do Pinhão, em São José dos Pinhais, e eliminou o rival precocemente do Estadual.

Além de ter 80% de aproveitamento nos duelos realizados contra o Tricolor neste século, o Coxa também leva vantagem no saldo de gols. Nessas 22 partidas realizadas no Couto Pereira, o Verdão marcou 43 gols, enquanto os paranistas balançaram as redes somente 20 vezes.

+ Confira também: Definidos os valores do clássico Paratiba!

Mas o momento agora é outro. O Paraná, se não teve sucesso nos últimos duelos, se apega nos bons momentos que teve na casa do rival. O Alto da Glória, inclusive, chegou a ser chamado de salão de festas paranista quando foi campeão das edições do Paranaense de 1991, 1995 e 1996.

Recentemente, o Tricolor viveu bons momentos no Couto Pereira, mas não contra o Coritiba. Em 2017,  teve uma grande vitória diante do Atlético-MG por 3×2, pela Copa do Brasil, com um grande público.

+ Confira a classificação completa da Série B

No mesmo ano,  teve outro grande momento. Já com o acesso garantido, levou quase 37 mil pessoas ao Couto para comemorar o retorno à primeira divisão. O empate em 1×1 diante do Boa Esporte ficou em segundo plano, tamanha festa que fez o torcedor na casa do seu rival.