Que fase

Paraná venceu menos de um terço dos seus jogos na Vila nos últimos dois anos

Em 2020, Paraná ainda não venceu na Vila Capanema, sofrendo duas derrotas, uma delas para o Coritiba. Além disso, estádio não recebe há tempos um bom público. Foto: Albari Rosa/Foto Digital/Tribuna do Paraná

Ainda sem vencer na Vila Capanema em 2020, com um empate e duas derrotas, o Paraná Clube vem sofrendo quando joga em casa nas últimas temporadas. Desde a campanha do acesso na Série B, em 2017, quando o apoio da torcida foi fundamental para a volta à elite do futebol brasileiro, o Tricolor vem decepcionando quando joga em seu estádio.

Quando conquistou a vaga no G4, três temporadas atrás, o time paranista teve uma das melhores campanhas como mandante daquele ano. Em 19 jogos naquela segunda divisão, foram 14 vitórias, três empates e apenas duas derrotas, totalizando 78,9% de aproveitamento.

É bem verdade que dois daqueles confrontos foram fora do Durival Britto e Silva – 1×0 no Internacional, na Arena, e 1×1 com o Boa, no Couto Pereira. Mesmo assim, se não considerar estas partidas, o desempenho do Paraná em seu estádio foi ainda melhor: 80,3%.

De 2018 pra cá, porém, este aproveitamento caiu quase pela metade. Considerando apenas os jogos na Vila Capanema, o Tricolor, nos últimos dois anos e dois meses, conseguiu somar apenas 46,5% dos pontos em casa. Isso em 53 partidas, válidas por Campeonato Paranaense, Copa do Brasil e Séries A e B do Campeonato Brasileiro.

Neste período, o Tricolor conquistou 17 vitórias, 23 empates e 13 derrotas. Em uma comparação básica, a equipe paranista, nos últimos 26 meses, somou quase o mesmo número de triunfos do que naqueles seis meses e meio de segunda divisão.

Na conquista do acesso, em 2017, a Vila foi o diferencial para o Tricolor, que perdeu apenas duas vezes diante da torcida, mas teve 80% de aproveitamento no total; Foto: Jonathan Campos/Arquivo

Diferencial negativo

O fraco desempenho diante da sua torcida no ano passado, por exemplo, atrapalhou o sonho do acesso. O Paraná terminou a Série B na sexta posição, com 56 pontos, apenas seis atrás do quarto colocado, o Atlético-GO. Em casa, foram somente sete vitórias, dez empates e duas derrotas. Ou seja, um desempenho um pouco melhor na Vila Capanema poderia ter sido o suficiente para que em 2020 o Tricolor estivesse outra vez na primeira divisão.

Na atual temporada, a dificuldade ainda continua. O time venceu duas vezes, ambas fora de casa, contra Cascavel CR, pelo Paranaense, e contra o Palmas-TO, pela Copa do Brasil. O próximo compromisso paranista no Durival Britto será neste domingo (16), contra o Operário, às 16h. Chance pra iniciar uma reação e, também, fazer as pazes com o torcedor, que tem mais sofrido do que comemorado na Vila.

+ Mais do Tricolor:

+ Paraná mira reforços experientes para a sequência da temporada
+ Paraná e Cianorte saem na bronca com a arbitragem