Não é só descansar

Paraná Clube terá cartilha para o elenco durante a Copa

Preparador físico do Paraná Clube, Marcos Seixas elaborou um estilo de preparação para cada jogador do elenco. Foto: Luiz Ferraz

O Paraná Clube bem que tentou e, nesse processo de recuperação que atravessa no Campeonato Brasileiro, não conseguiu deixar a zona de rebaixamento antes da parada para a Copa do Mundo. Tempo importante para o time paranista arrumar a casa e tentar voltar mais forte para seguir na luta contra a degola.

Serão, a partir desta quinta-feira (14), um dia depois do empate em 1×1 diante do Cruzeiro, na Vila Capanema, 11 dias de folga ao elenco até a retomada nos treinamentos. Mas se engana quem pensa que os jogadores não terão regras a seguir neste período de descanso.

O preparador físico do Tricolor, Marcos Seixas, afirmou que o departamento físico, de fisiologia e de fisioterapia do clube elaborou uma cartilha que os jogadores terão que cumprir nesse período. As orientações realizadas foram individualizadas e de acordo com a necessidade de cada jogador.

“Foi preparada uma cartilha bem específica e individualizada para os atletas, com cuidados especiais e recomendações diferentes de outros. Principalmente pelo estágio que estão, pelo nível de condicionamento que se encontram, para aqueles que não realizaram pré-temporada ou que chegaram há pouco tempo no clube. Esses merecem uma atenção especial. Cada um deles tem o dever de casa durante esse período que vão ficar fora do clube. A gente não quer que eles evoluam fisicamente, mas que não decaiam tanto e voltem em um estágio agradável”, explicou Seixas.

Por conta da parada para a Copa do Mundo, o calendário nas últimas semanas ficou apertado. O Paraná Clube fez seis jogos em sequência. Por isso, segundo o preparador físico, esse período de descanso será importante para recuperar fisicamente o elenco.

“Foi o sexto jogo em sequência. O quarto com apenas dois dias entre os jogos. Contra Bahia e Cruzeiro, a gente teve um dia a menos que o adversário. Isso conta muito. Parece que não, mas 24 horas representa muito na recuperação. Para recuperar o sono, alimentação, descanso. Os meninos da fisioterapia trabalham bastante para recuperar ao máximo, para que tenha os jogadores com o maior combustível possível para os jogos”, emendou.

Confira a classificação completa do Brasileirão!

Os jogadores do Tricolor também comemoraram essa parada e a oportunidade de conseguir se recuperar fisicamente para a sequência do Campeonato Brasileiro, a partir do dia 18 de julho. “Na minha situação, é minha primeira experiência aqui, não estava acostumado a jogar quarta e domingo. Senti nos 15 minutos finais do jogo contra o Flamengo. Senti o time um pouco cansado também”, reforçou o volante Torito González.

Serão 11 dias de folga até a reapresentação no dia 25 de junho. Será realizada uma intertemporada nas quase quatro semanas até o próximo compromisso pelo Campeonato Brasileiro, diante do Vitória, em Salvador. O Paraná Clube, neste período, deve realizar alguns jogos-treinos para manter o ritmo de jogo do time.

“A programação já está montada por toda a equipe técnica. A gente encaixou os dias de treinos. Quando serão dois períodos, os jogos preparatórios nesse período. As melhores datas. Essa parada vai dar descanso e uma oxigenação aos atletas. A gente consegue, em três semanas e meia, fazer um trabalho com aqueles que não tiveram pré-temporada, com os jogadores que chegaram e com os que vão chegar. Vamos colocar o grupo em forma física ideal, corrigir as imperfeições musculares, os desequilíbrios, atacar as fraquezas que alguns têm para que eles estejam aptos e a disposição para o Micale poder usar”, arrematou Marcos Seixas.