Campanha ruim

Paraná Clube não vence fora de casa na Série B há mais de quatro meses

Roberto Fernandes e Claudinei Oliveira, dois treinadores que comandaram o Tricolor nesta Série B. Foto: Fernando Remor/Estadão Conteúdo
Roberto Fernandes e Claudinei Oliveira, dois treinadores que comandaram o Tricolor nesta Série B. Foto: Fernando Remor/Estadão Conteúdo

O Paraná Clube, que no início da Série B do Campeonato Brasileiro deste ano chegou a beliscar alguns pontos jogando fora de casa, aparece agora com um dos piores rendimentos como visitante da Segunda Divisão. Não é para menos, já que o time paranista, que faz um péssimo segundo turno na competição nacional, não sabe o que é vencer fora de casa desde o dia 2 de julho, quando bateu o Bragantino por 1×0, em Bragança Paulista e vai tentar quebrar essa marca nesta terça-feira (8), diante do Paysandu, às 21h30, no Estádio da Curuzu, em Belém.

Aquela, inclusive, foi a melhor sequência do Paraná Clube na disputa da Série B. Ainda sob o comando do técnico Marcelo Martelotte, o time paranista conseguiu em sequência duas vitórias fora de casa contra Vasco e Bragantino e, na oportunidade, se aproximou bem do G4, chegando a ficar na quinta colocação da classificação da Segundona.

Mas depois disso, o que se viu foi uma sequência de jogos ruins e de tropeços nas partidas realizadas fora de casa. Nas últimas nove partidas disputadas como visitante pela competição nacional, o Tricolor foi derrotado oito vezes e empatou apenas uma vez. O resultado de igualdade foi colhido diante do Oeste, conquistado nos acréscimos e, se não fosse isso, o Tricolor estaria na 16ª posição, ainda mais próximo da zona de rebaixamento.

O técnico Roberto Fernandes, contratado para evitar a queda do Tricolor para a terceira divisão, acumula de insucessos nas partidas realizadas fora da Vila Capanema. Foram cinco jogos e cinco derrotas na bagagem. O treinador, inclusive, fala seguidamente que seu desempenho (apenas 28%) a frente do time paranista é ruim por conta dos jogos que fez fora de Curitiba. Fernandes tem comentado ainda que somente os times que estão no tipo da classificação da Série B é que, nesta reta final de competição, conseguem vencer partidas fora de casa.

Portanto, o torcedor paranista, sobretudo pelos inúmeros desfalques que o Tricolor tem para o duelo diante do Paysandu, não deve esperar por um grande resultado. Ao todo, fora de casa, durante a segunda divisão, o Paraná já jogou 17 vezes, com apenas três vitórias conquistadas, quatro empates e dez derrotas, totalizando aproveitamento de apenas 25%. Como visitante, o clube tem apenas a 16ª melhor campanha dentre os 20 clubes da Segundona.