O Paraná não tomou conhecimento do vice-campeão da Série B do ano passado, o Avaí, e venceu o time catarinense por 2×0 na estreia na Copa da Primeira Liga, nesta quarta-feira (25), na Vila Capanema. Com apenas dois atletas remanescentes da temporada passada, a equipe comandada por Wagner Lopes surpreendeu com bom toque de bola e objetividade ofensiva, que acabou resultando na vitória. Com o resultado positivo, o Tricolor assumiu a liderança do Grupo D da competição, na qual só volta a jogar contra o Londrina no dia 24 de fevereiro.

Confira como foi o jogo no Tempo Real da Tribuna!

O Tricolor começou o jogo se impondo em campo e mostrando quem é o dono da casa. Com menos de um minuto de jogo, Vitor Feijão, de volta ao Tricolor depois de um período de empréstimo ao Coritiba, tentou de fora da área, mas o chute saiu fraco e facilitou a defesa de Kozlinski.

Com mais posse de bola, o time esbarrava em alguns erros de passe, o que dificultava a objetividade da equipe. Mas bastou o meia Renatinho e o atacante Ítalo relembrarem os tempos de Guarani, onde jogaram na última temporada. Ítalo recebeu de costas para a meta e viu o companheiro chegando de frente. No toque açucarado, Renatinho chutou forte, no cantinho, sem chance para o goleiro.

No lado paranista, Léo trabalhou pela primeira vez aos 24, mas defendeu a cobrança de falta de Diego Jardel. Melhor em campo, o Tricolor quase ampliou aos 27, com um chute de Leandro Vilela de fora da área. Minutos depois, foi Igor que assustou a defesa avaiana. Aos 38, Ítalo foi derrubado por Betão pertinho da grande área. Os paranistas pediram pênalti, mas o árbitro assinalou falta. Na cobrança, Renatinho deixou passar a chance de ampliar.

A vantagem só aumentou no último minuto da etapa inicial, quando Jonas Pessalli cobrou falta e forçou Kozlinski a colocar pela linha de fundo. Na cobrança de escanteio de Renatinho, Gabriel Dias escorou e Ítalo marcou o primeiro dele com a camisa tricolor.

Para a segunda etapa, o técnico Claudinei Oliveira, ex-Paraná, colocou Santarém no lugar de Denilson para tentar dar um novo ritmo ao time catarinense, que mostrou mais disposição, mesmo que sem muita objetividade. Com a vitória parcial, o Tricolor começou a marcar mais o meio e a defesa, dando prioridade aos contra-ataques.

Em um deles, Vítor Feijão cruzou da direita e Renatinho quase fez o terceiro, mas o cabeceio para o chão foi muito forte e a bola passou sobre o travessão. Em outro contra-ataque, foi a vez de Bruno Cantanhede, que entrou no lugar de Ítalo, chutar rente à trave esquerda do goleiro Kozlinski. O zagueiro Airton também tentou de cabeça, mas não conseguiu ampliar. Pouco exigido, Léo compareceu nas poucas tentativas efetivas do Avaí e marcou presença.

Ficha técnica

PRIMEIRA LIGA
Grupo D – 1ª Rodada

PARANÁ CLUBE 2×0 AVAÍ

Paraná Clube
Leo; Diego Tavares, Airton, Brock e Igor; Gabriel Dias (Alex Santan), Leandro Vilela, Jonas Pessalli (Guga) e Renatinho; Vitor Feijão e Ítalo (Bruno Catanhede).
Técnico: Wagner Lopes

Avaí
Kozlinski; Alemão, Betão, Gustavo e Capa; Luan, Judson, João Paulo (Vítor) e Diego Jardel (Caio César); Denilson (Santarém) e Rômulo.
Técnico: Claudinei Oliveira

Local: Vila Capanema
Árbitro: Antonio M. Teixeira (MG)
Assistentes: Frederico Vilarinho (MG) e Leonardo H. Pereira (MG)
Gols: Renatinho 21 e Ítalo 45 do 1º
Cartões amarelos: Jonas Pessalli (PR); Betão, Alemão (AVA)
Renda: R$ 47.475,00
Público pagante: 2.390
Público total: 3.048