Estilo de jogo

Matheus Costa explica motivos de Fernando Neto ter perdido espaço no Paraná Clube

Fernando Neto jogou apenas quatro jogos na Série B, todos como reserva. Volante, porém, pode ser utilizado em outros setores do meio. Foto: Hedeson Alves

Titular absoluto do Paraná Clube ao longo do Campeonato Paranaense, o volante Fernando Neto perdeu seu espaço na equipe com a chegada do técnico Matheus Costa. Até o início da Série B, o jogador tinha entrado em campo em dez oportunidades, sendo titular nove vezes.

Agora, na segunda divisão, só jogou quatro das oito rodadas, todas saindo do banco de reservas. Em seu lugar, o treinador optou pela entra de Itaqui, que não só ganhou a posição como virou o capitão do Tricolor.

+ Leia também: Esquenta a disputa no meio-campo do Tricolor

A explicação do comandante paranista pela escolha se dá pela forma de a equipe jogar desde então. Em entrevista à rádio Transamérica, Matheus Costa disse que no Estadual percebeu o Paraná com falhas na marcação, que poderiam continuar com Fernando Neto na posição.

“O Fernando Neto pode jogar pela beirada ou pelo meio, como meia ou como volante. Ele tem um estilo muito próximo ao do Itaqui, então teria que jogar um deles. Se o Fernando jogasse por dentro, ele tem como característica organização de jogada. Com bola, ele é um excelente jogador. Sem a bola, ele ainda tem algumas situações que limitam ele um pouco. Se analisarmos alguns jogos do Paranaense, o Paraná perdeu e sofreu gols em situações em que o meio estava exposto. Hoje o Paraná já consegue se proteger um pouco mais quando perde a bola”, afirmou o técnico.

+ Mais na Tribuna: Zagueiro renova contrato com o Paraná até o final do ano

No entanto, o treinador rasgou elogios ao volante e acredita que futuramente ele ganhará novas oportunidades e que pode ser importante na campanha na Série B.

“O Fernando Neto é um grande jogador. Tecnicamente ele é um grande jogador. Tecnicamente, ele continua sendo diferenciado, mas temos algumas situações táticas dentro da equipe. Claro que você sempre tenta explorar o máximo de cada atleta para dentro de um contexto tático e coletivo criar uma equipe forte. O Fernando Neto é muito importante para nós e não tenho dúvida nenhuma que em algum momento nestes 38 jogos ele será titular”, disse ele, que ressaltou que, nom momento, outras peças estão à fente na titularidade.

“Contra o Coritiba ele entrou no lugar do João Pedro e foi muito bem, me agradou muito. Contra o Cuiabá ele entrou pelo lado esquerdo e colocou a bola na cabeça do Jenison, que poderia nos dar a vitória. Ele é um jogador de organização e com a bola no pé dele sabemos que sairão coisas boas, mas ele, por característica, não vai chegar tanto em velocidade. Então temos que optar”, acrescentou.

+ Confira a classificação completa da Série B

De qualquer forma, Fernando Neto não estará à disposição nos próximos dois jogos do Paraná Clube, contra Bragantino e Brasil de Pelotas-RS, uma vez que está se recuperando de lesão.

“Acredito que para os dois primeiros jogos, creio que não (estará à disposição). Ele veio de uma lesão, somente segunda-feira que começou o trabalho de transição. Temos que ter um cuidado especial. Estamos fazendo um trabalho de reforço muscular para ele, com muita calma e paciência, para que não volte para o departamento médico”, explicou o preparador físico Rodolfo Mehl.