Mago da Vila

Maicosuel tem preparação diferenciada pra brilhar no Paraná Clube em 2019

Maicosuel não joga um duelo inteiro há tempos. Foto: Albari Rosa.

O meia-atacante Maicosuel seguiu no Paraná Clube neste ano mesmo após atuar apenas em seis partidas da Série A de 2018. A permanência do atleta, que abriu mão do salário pela parte paranista para ficar, sendo pago apenas pelo São Paulo, passa também por muita conversa entre setores do clube.

Comissão técnica, departamento médico, fisiologia e preparação física foram determinantes para o Tricolor apostar novamente no experiente jogador de 32 anos, além da questão financeira. Para que o “Mago” possa ser mais utilizado, o staff fez todo um planejamento que seja capaz de ter mais minutos em campo.

+ Leia mais: Torcedores do Paraná Clube fazem “vaquinha” pra cobrir a Curva Norte

“Eu entrei em contato com os fisioterapeutas do São Paulo e Grêmio (últimos dois clubes). Era necessário um trabalho de fortalecimento e de força geral de forma bem ampla. Mesmo assim, ele teve lesões no ano passado, mas em 2019 está sendo um trabalho específico”, falou Rodrigo Rezende, preparador físico.

Ele foi preparador do meia-atacante em 2005, desde da transição dos juniores para o profissional, e conhece bem o jogador. De acordo com Rezende, o atleta tem um desequilíbrio de mais de 25% de uma perna para outra. Nesta temporada, o “Mago” teve um programa para entrar de forma gradativa e com atividades físicas específicas, às vezes, até saindo durante os treinamentos para não ter problema clínico e que consiga suportar a carga de jogos.

Maicosuel foi o destaque do Paraná na vitória sobre o Foz. Foto: Albari Rosa.
Maicosuel foi o destaque do Paraná na vitória sobre o Foz. Foto: Albari Rosa.

“Ele tem necessidades físicas como qualquer atleta. Encaro isso com naturalidade. E o Dado Cavalcanti colaborou muito para esse trabalho específico. A gente faz trabalhos separados, adaptamos a um nível competitivo. Estamos fazendo de tudo para essa evolução. É uma ciência biológica e não matemática, mas é um trabalho para ele ajudar o Paraná nas partidas”, completou.

+ Confira os jogos e a classificação do Campeonato Paranaense

Nesta temporada, o Tricolor fez sete partidas e Maicosuel participou de seis, o mesmo número do ano passado, mas em menos tempo: um mês contra quatro. Ele já marcou dois gols, deu duas assistências e esteve por 260 minutos em campo, ainda abaixo dos 364 minutos de 2018. Contra o Toledo, por exemplo, foi titular e suportou toda a partida, algo que não acontecia desde o final de maio de 2017, em partida entre Atlético-MG e o próprio time paranaense, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, vencida pela equipe mineira por 2×0, que eliminou o clube paranista.

O Paraná tem um compromisso agendado somente para o dia 10 de março, pela primeira rodada da Taça Dirceu Krüger, contra o FC Cascavel. O Tricolor ainda aguarda o sorteio da Copa do Brasil para saber quando enfrenta o Londrina. As datas possíveis são 20 e 27 de fevereiro ou 6 de março.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!