Memória

Finalista de copa regional? Paraná Clube perto de repetir feito de 1999

Fernando Diniz e Ronaldo Alves na final da Copa Sul de 1999. Foto: Arquivo

A boa campanha realizada pelo Paraná Clube na Primeira Liga está fazendo o torcedor paranista voltar no tempo. Há quase 20 anos atrás, na extinta Copa Sul de 1999, o Tricolor fez bonito e chegou à final da competição regional. Na decisão, porém, o time paranaense acabou perdendo para o Grêmio em três jogos eletrizantes e que contaram com grandes públicos nos estádios em que foram disputados.

O Paraná Clube está a um passo de repetir esse feito. Na última quarta-feira (30), o time paranista, de forma heroica, empatou em 1×1 com o Flamengo no tempo normal, em Cariacica, e garantiu a vaga na decisão ao vencer os cariocas por 5×4 na disputa de penalidades. Agora, o Tricolor terá pela frente o Atlético-MG, neste sábado (2), às 19h, no Independência, em Belo Horizonte.

Quando foi vice-campeão da extinta Copa Sul, a competição era mais organizada e disputada junto com os estaduais, nos primeiros quatro meses do ano. O Tricolor, na fase de grupos, teve pela frente Caxias, Figueirense e Internacional. O time paranista, com três vitórias, um empate e duas derrotas, garantiu vaga na próxima etapa da competição.

Na fase seguinte, os times classificados foram divididos em dois grupos com três times cada. O Paraná, então, teve pela frente clássicos contra Atlético e Coritiba. Somente o melhor da chave ia à decisão da Copa Sul. No primeiro turno, o time paranista teve dois empates em 1×1 contra o Furacão, em casa, e Coxa, no Couto Pereira. Depois, conseguiu vencer Atlético por 1×0 e o Coxa por 4×2, garantindo vaga na decisão da competição regional.

O Paraná, então, tinha pela frente o Grêmio na decisão da primeira edição da Copa Sul. O duelo de ida aconteceu no estádio Olímpico, em Porto Alegre e o tricolor gaúcho levou a melhor. A vitória por 2×1 abriu a série de três jogos decisivos. Na segunda partida, realizada no Couto Pereira lotado, o time paranista venceu por 2×0 e levou a decisão para o terceiro jogo.

O Pinheirão foi o palco do terceiro e decisivo duelo entre Paraná e Grêmio. Com mais de 45 mil pessoas e o estádio completamente lotado, o Tricolor bem que tentou, mas acabou perdendo por 1×0 e ficou com o vice-campeonato da Copa Sul. Na sequência daquele ano, o Tricolor foi também vice-campeão paranaense (perdeu a final para o Coritiba) e foi rebaixado à segunda divisão do Campeonato Brasileiro.