O técnico Rogério Micale já avisou que nesta intertemporada do Paraná Clube, visando a sequência do Campeonato Brasileiro, as vagas no time titular estão em aberto. No entanto, o treinador parece ter achado a base da sua defesa e que tem três atletas que atuaram na Série B do Campeonato Brasileiro do ano passado. Os laterais Júnior e Igor e o zagueiro Rayan juntam-se a Cléber Reis, que chegou para a disputa do Brasileirão e parece ter ganhado a preferência do treinador.

continua após a publicidade

Faltam, na verdade, opções para as duas laterais. Alemão, que vinha sendo usado na direita, pediu seu desligamento do clube recentemente. Júnior, que já estava atuando como titular e com boas apresentações, virou de fato a principal opção para Micale. Na esquerda, Mansur está machucado com uma lesão no tornozelo. Marcelo Baéz foi testado, mas a repercussão entre a torcida não agradou e Igor deve ser o titular na volta do Brasileirão, dia 18, diante do Vitória, no Barradão.

A dupla de zaga para o retorno da competição depois da Copa do Mundo deve ser formada por Cléber Reis e Rayan. Jesiel, que se recupera de uma lesão muscular na coxa, segue no departamento médico. O defensor, inclusive, foi o que atuou mais vezes ao lado de Rayan, totalizando seis partidas.

Na verdade, várias duplas de defesa já foram testadas pelo comandante paranista durante o Campeonato Brasileiro. A mais eficiente foi a formada por Neris e Cléber Reis, que atuaram em três jogos e sofreram apenas um gol. Assim, agora com Cléber Reis e Rayan, o Paraná Clube, já no amistoso diante do River Plate do Uruguai, quinta-feira, na Vila Capanema, terá uma dupla defensiva inédita na temporada.

continua após a publicidade

Com a base defensiva construída para a retomada do Campeonato Brasileiro, o técnico terá que quebrar a cabeça para achar o sistema ofensivo ideal para aumentar o poder de fogo do time. O Tricolor tem o pior ataque do torneio ao lado do Ceará, com apenas sete gols anotados, e precisa urgentemente aumentar seu rendimento ofensivo para deixar as últimas posições da tabela.

LEIA TAMBÉM: Aos poucos, elenco paranista vai readquirindo forma física ideal

continua após a publicidade

Assim, nesses primeiros trabalhos táticos da intertemporada, o meio de campo teve novidades de jogadores que atuaram pouco até agora. O volante Alex Santana é um deles, que neste primeiro momento, formou a trinca ao lado dos meias Caio Henrique e Carlos Eduardo.

Na frente, mais duas novidades. O meia-atacante Rodolfo, que joga pelos lados do campo, formou o trio ofensivo ao lado de Raphael Alemão, também pouco utilizado no Brasileirão, e Thiago Santos, que ganhou, nas últimas partidas, mais oportunidades e foi aprovado.

Ainda serão, na verdade, mais 12 dias de treinamentos e alguns jogos-treinos e amistosos visando a volta oficial. A temporada de “caça à vaga” no time paranista está aberta. Quem se destacar certamente ganhará mais oportunidades para tentar tirar a equipe da incômida zona de rebaixamento.