Sem desespero

Com atual rendimento, Paraná pode ficar tranquilo na Série B

Paraná precisa vencer mais quatro jogos para ficar tranquilo na Série B. Foto: Marcelo Andrade

Após quatro derrotas seguidas, o Paraná Clube vê as chances de rebaixamento aumentarem cada vez mais. Restando apenas mais dez rodadas para o término da Série B, o Tricolor já mudou o foco e agora pensa apenas em somar os pontos necessários para se manter na segunda divisão o mais rápido possível e evitar uma dificuldade maior na reta final da temporada.

Com 33 pontos, o time paranista tem, neste momento, 39,3% de aproveitamento. Se continuar com este rendimento até o final, o Paraná terminará com 45 pontos, um número considerável seguro para evitar o rebaixamento, uma vez que apenas em 2007, 2010 e 2011 esta pontução não foi o suficiente para evitar a queda à Série C.

Neste cálculo, o Tricolor teria que ganhar quatro em dez jogos para evitar aquele que seria um dos piores momentos da história do clube. Pensando que a equipe conseguiu apenas oito triunfos em 28 rodadas, este número de vitórias necessárias pode ser alto, mas manteria o time com o mesmo aproveitamento de agora.

Já considerando o rendimento dos times que atualmente estão na zona de rebaixamento, uma vitória e um empate seriam o suficiente para o Paraná. 17º colocado, o Bragantino tem 27 pontos e 32,1% de aproveitamento. Seguindo nessa linha, o clube paulista terminaria a Série B com apenas 37 pontos conquistados. Porém, este cálculo é feito sem considerar que na reta final, a tendência é de as esquipes que estão na ponta debaixo conseguirem uma reação maior, principalmente contra adversários que já não almejam mais nada no torneio.

O time paranista ainda pode facilitar a conta por ter confrontos diretos contra equipes que estão na zona do rebaixamento, diante do Joinville, fora de casa, e Bragantino e Tupi, na Vila Capanema. Vencendo estes dois compromissos diante da torcida, dificilmente o Paraná terá dificuldades para seguir na Série B.

FICHA TÉCNICA

SÉRIE B
2º Turno – 29ª Rodada

Luverdense x Paraná Clube

Luverdense
Diogo Silva; Raul Prata, Everton, Luiz Otávio e Paulinho; Moacir, Ricardo, Sérgio Mota e Rafael Silva; Hugo e Alfredo.
Técnico: Júnior Rocha

Paraná Clube
Marcos; Diego Tavares, Leandro Silva (Alisson), Leonardo e Rafael Carioca; Anderson Uchôa, Lucas Otávio, Murilo (Wellington Reis), Nádson e Henrique (Guilherme Queiroz); Fernando Karanga (Lúcio Flávio).
Técnico: Roberto Fernandes

Local: Estádio Passo das Emas (Lucas do Rio Verde-MT)
Horário: 21h30
Árbitro: João Batista de Arruda (RJ)
Assistentes: Michael Correia (RJ) e João Luiz Coelho de Albuquerque (RJ)