Renaldo vem com estatísticas de
duas artilharias na década passada.

Poderia até ser o prólogo de um daqueles antigos westerns das matinés de domingo. O “matador” já chegou à Vila Capanema e o “xerifão” será apresentado possivelmente hoje à tarde. O Paraná Clube vai aos poucos ajustado o seu elenco para a disputa do Brasileirão-2003. O primeiro reforço para a batalha que se inicia no fim do mês é o atacante Renaldo, ex-Atlético Mineiro. O zagueiro Sandro Blum só depende de um pequeno detalhe financeiro e dos exames médicos de rotina para definir seu contrato até o fim do ano.

O Tricolor aposta na experiência para qualificar o seu elenco, reformulando a diretriz do início de temporada – quando os garotos recém-promovidos dos juniores ganharam espaço no grupo principal. Renaldo Lopes da Cruz, 32 anos, é um velho conhecido dos paranaenses. Baiano de Cotegipe, ele iniciou carreira no Guará (Brasília), mas se destacou vestindo a camisa do Atlético Paranaense no início dos anos 90. Goleador nato, marcou 22 gols no estadual de 1993, pelo Rubro-Negro, foi para o Atlético Mineiro em 1993. De lá, alçou vôos mais altos. Artilheiro do campeonato brasileiro de 1996, foi convocado por Zagallo para a seleção brasileira e na seqüência transferiu-se para o Deportivo La Coruña, da Espanha.

“Foi um grande momento e aprendi muito nos seis anos que atuei no futebol espanhol”, comentou o atacante. Ele chegou a retornar ao Brasil para defender o Corinthians, mas na seqüência transferiu-se para o Las Palmas. No ano passado, já com uma situação financeira bem definida, preferiu voltar ao futebol brasileiro. Jogou no América Mineiro antes de regressar ao Galo, clube que defendeu no último Nacional. “Tive ótimos momentos por aqui e essa volta a Curitiba pode marcar um novo impulso na minha carreira”, comentou. “Me sinto à vontade na cidade e agora é só buscar entrosamento neste grupo, que, confesso, não conheço.”

Renaldo começa a trabalhar hoje, mas garante estar em boas condições físicas. “Participei de toda a pré-temporada no Atlético Mineiro e só fiquei sem treinar neste período do Carnaval”, disse. Com 1,71m de altura, Renaldo sempre se notabilizou por ser um atacante veloz e versátil, sempre buscando deslocamentos pelas dois lados do campo. Mais experiente, garante não ter perdido a velocidade e que marcar gols continua sendo a sua principal virtude. “Fui artilheiro por onde passei e aqui não vai ser diferente. Estou pronto para balançar as redes e garantir meu lugar no time e o carinho do torcedor”.

Faltam quatro reforços

O zagueiro Sandro Blum deve chegar hoje a Curitiba para definir detalhes de seu contrato com o Paraná. O seu nome foi aprovado pelo técnico Cuca, com quem inclusive atuou no Rio Grande do Sul. “É um jogador com ótimas referências e um líder nato. A negociação já está adiantada, mas ainda faltam alguns pontos que serão conversados olho no olho”, comentou o vice de futebol José Domingos Borges Teixeira. Sandro já esteve nos planos do Tricolor no ano passado, indicado pelo então técnico da equipe Paulo Bonamigo.

Sandro Blum, a exemplo de Renaldo, tem 32 anos. Este porém, não é um “pré-requisito” para as próximas contratações. “Já temos algumas transações engatilhadas e que serão concluídas nos próximos dias”, afirmou José Domingos. As prioridades são dois laterais – um deles pode ser Jamur, do Londrina – um meia-armador e mais um atacante. O setor de criação vem recebendo uma atenção especial dos dirigentes. “Vamos trazer um meia de nível, que será a nossa referência neste Brasileirão”, comentou o vice-presidente paranista.

Sem mudar a política econômica do clube, os dirigentes têm mantido diversos contatos – principalmente com o interior paulista – visando contratar as peças necessárias sem inflacionar a folha salarial do clube. “Não podemos errar. Por isso, temos que pesquisar muito e saber da vida do jogador, dentro e fora de campo. Estamos buscando atletas que venham com vontade de jogar e com espírito profissional para resgatar a imagem do clube no cenário nacional”, finalizou Domingos.

continua após a publicidade

continua após a publicidade