Paraná tem dois representantes na Série D

Começa neste final de semana a mais nova atração da Confederação Brasileira de Futebol – CBF. 39 clubes de 26 estados iniciam a disputa da 1.ª edição do Brasileiro da Série D, a 4.ª Divisão.

As quatro melhores equipes, depois das cinco fases de classificação, serão promovidos para a Série C, a 3.ª Divisão em 2010. Londrina e Corinthians Paranaense, ex-J.Malucelli, são os representantes do Paraná na competição.

Fazem parte ainda da peneira nacional algumas equipes conhecidas do torcedor. É o caso dos três representantes de São Paulo, Ituano, Mirassol e Paulista que recentemente até chegou a disputar a Libertadores da América, após ganhar a Copa do Brasil de 2005.

Ou ainda os vizinhos catarinenses, Chapecoense e Brusque, que assim como o Paraná, pelo ranking da CBF, têm direito a dois representantes na 4.ª Divisão. Fazem parte ainda dos “famosos”, ou que até recentemente tinham alguma projeção nacional, como o Santa Cruz, de Pernambuco, o Nacional, do Amazonas, Anapolina, de Goiás, Uberaba e Uberlândia, de Minas Gerais, Treze, da Paraíba, sem falar ainda nos conhecidos mais por jogarem no Campeonato Carioca: Macaé, Friburguens e Madureira.

Mas a Série D tem também as suas particularidades e novidades, com o caso do único representante do Mato Grosso do Sul, o Clube Esportivo Naviraiense. O Jacaré do Cone Sul, como é apelidado a equipe de Naviraí, está no Grupo 9, e fará a sua estreia amanhã, em Londrina, diante do Tubarão. Estão ainda nesse grupo o Ypiranga, do Rio Grande do Sul, e Chapecoense-SC.

No Grupo 10 o Corinthians Paranaense, o outro representante do Estado na Série D, fará a sua primeira apresentação em campo somente na 2.ª-feira, às 20h30, outra novidade da CBF.

O time do Barigui, de Curitiba, iniciará a sua nova fase jogando na Boca do Lobo, em Pelotas, contra o Pelotas-RS. Fazem parte desse grupo o Brusque-SC, que recebe em sua casa, no Estádio Augusto Baer, amanhã às 16h, o São José-RS.

Regulamento e dificuldades

A 4.ª Divisão de 2009 terá seis fases regionalizadas de classificação. As quatro melhores equipes que chegarem à 5.ª fase estarão automaticamente garantidas para a Série C, a 3.ª Divisão de 2010. As duas primeiras de cada grupo disputam na 6.ª fase, em jogo de ida e volta o título da Série D.

Voltar ao topo