Paraná será cauteloso contra o Cruzeiro

A marcação será marca registrada do Paraná Clube no jogo desta noite (18h), no Mineirão, frente ao líder Cruzeiro. O técnico-interino Saulo de Freitas cobrou a participação efetiva de todos – inclusive atacantes – num esquema que visa anular o toque de bola do adversário. Compactando o meio-campo, o treinador espera surpreender a Raposa e não perder contato com o pelotão de frente do Brasileirão.

Saulo de Freitas alimenta o sonho de ser técnico num futuro próximo, mas sabe que no momento – apesar da ausência de recursos para grandes investimentos – sua passagem pelo comando do time será breve. Há a possibilidade de que ainda hoje, após o jogo, o nome do novo técnico seja anunciado. O mais cotado é Cuca, que estaria se despedindo do Goiás. A diretoria paranista não confirma, mas nas entrelinhas deixa claro que a volta do treinador (responsável pela montagem do atual elenco) seria a saída mais inteligente.

Foi uma semana atribulada. Após a derrota para o Figueirense, as cobranças culminaram com o pedido de demissão de Adílson Batista. Insatisfeito com os constantes questionamentos sobre sua linha de ação, não resistiu e saiu após 50 dias à frente do clube. A saída emergencial foi a transferência do comando para Saulo de Freitas, até então o treinador de atacantes do Tricolor. O Tigre já dirigira a equipe há dois anos e hoje será auxiliado pelo treinador de goleiros Júlio César Camargo.

Saulo procurou simplificar e comandou dois coletivos antes de definir a equipe para encarar o time de melhor desempenho deste Campeonato Brasileiro. Optou por uma estratégia mais segura, fixando Fernando Miguel como terceiro zagueiro e deslocando Caio para a ala-direita. É uma tática parecida com a que fora utilizada por Adílson contra o Vasco, quando o Paraná conquistou sua única vitória, até aqui, fora de casa. O retrospecto do time paranaense na condição de visitante é pouco animador: uma vitória, dois empates e seis derrotas.

“Temos um ataque muito qualificado, mas precisamos acertar o posicionamento defensivo. Quero os atacantes atrás da linha de bola, diminuindo espaços”, avisou. Saulo sabe, porém, que o recuo demasiado pode ser fatal diante de um adversário qualificado e com muitas variações em jogadas de bola parada. “O segredo é ter equilíbrio. Fechar espaços, mas agredir. Eles podem ser favoritos, mas isso pode ser revertido com a bola rolando”, comentou o capitão Maurílio.

Deivid é vendido e não joga hoje

Eduardo Kattah

Belo Horizonte  (AE) -Fiel à máxima de que não se mexe em time que está ganhando, o técnico Vanderlei Luxemburgo irá repetir no jogo contra o Paraná Clube a formação com a qual o Cruzeiro venceu o Grêmio, em Porto Alegre, e goleou o Vasco em casa, nas duas últimas partidas. A única ausência será Deivid, que foi vendido ao Bordeaux, da França – seu substituto será Mota.

Apesar de enfrentar um adversário que não vive um bom momento, Luxemburgo pediu “concentração absoluta” aos atletas. “O Minierão tem que ser do Cruzeiro”, enfatizou o zagueiro Cris, para quem o time mineiro tem de “fazer o mando de campo”.

Adeus

O Cruzeiro não poderá contar mais com o atacante Deivid. O artilheiro do Campeonato Brasileiro, com 15 gols, ao lado de Luís Fabiano, do São Paulo, foi negociado com o Bordeaux por US$ 5,1 milhões. Os direitos econômicos de Deivid pertenciam ao Nova Iguaçu (75%) e à Hicks, Muse, Tate & Furst (HMTF), ex-parceira do Cruzeiro, que detinha os 25% restantes.

A saída de Deivid deve acelerar a movimentação da diretoria cruzeirense na tentativa de trazer mais reforços para o time. O vice-presidente de futebol do clube, Zezé Perrella, esteve na Europa na semana passada tentando a contratação do atacante Pena, ex-Palmeiras e atualmente no Porto.

CAMPEONATO BRASILEIRO
CRUZEIRO X PARANÁ CLUBE

Cruzeiro: Artur; Maurinho, Cris, Edu Dracena e Leandro; Recife, Maldonado, Zinho e Alex; Mota e Aristizábal. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Paraná: Flávio; Cristiano Ávalos, Ageu e Fernando Miguel; Caio, Goiano, Pierre, Marquinhos, Maurílio e Fabinho; Renaldo. Técnico: Saulo de Freitas

Súmula
Local: Mineirão (Belo Horizonte-MG)
Horário: 18h
Árbitro: Romildo Correa (SP)
Assistentes: Éverson Luís Luquesi Soares (SP) e Giovani César Cansian (SP)

Voltar ao topo