Paraná já perdeu 17 pontos para times abaixo na tabela

O revés diante do ABC – o quarto em casa, nesta Série B – acendeu a luz de alerta na Vila Capanema. O Paraná Clube caiu para a 13.ª colocação e ainda pode perder mais uma posição na rodada, caso o Boa Esporte vença o América-RN, sábado, em Goianinha-RN. O Tricolor mantém uma vantagem relativamente confortável em relação à ZR, mas a queda de rendimento nas partidas recentes deixa apreensivo o técnico Toninho Cecílio. As modificações propostas não surtiram o efeito desejado e o time segue numa trajetória irregular e pouco confiável.

A sorte do Paraná está justamente na fragilidade dos times da parte de baixo da tabela. No ano passado, por exemplo, o Icasa foi rebaixado com 47 pontos. Após o tropeço frente ao ABC, é possível que o Tricolor não atinja esta marca. Só que as péssimas campanhas de Barueri, Ipatinga, CRB, Guaratinguetá e Bragantino puxam para baixo o “número mágico” para a sobrevivência. O Guará, primeiro time da zona do rebaixamento, precisa vencer os cinco jogos que tem pela frente para chegar aos 46 pontos. “Independente[mente] de qualquer coisa, temos que estar atentos”, comenta o apoiador Lúcio Flávio.

O curioso é que apesar da qualidade duvidosa dos retardatários da Série B nesta edição 2012, é exatamente contra esses clubes que o Paraná “complicou” a sua vida. No total, o Tricolor já perdeu 17 pontos para os sete clubes que estão abaixo dele na tabela de classificação. Uma marca preocupante e que explica, em parte, os altos e baixos do clube na competição. Considerando apenas esses times que lutam pela sobrevivência, o representante paranaense só não perdeu pontos para o CRB – exatamente seu próximo adversário, na terça-feira, em Maceió. Este é o penúltimo “confronto direto” com times da parte de baixo da classificação, já que na rodada 36 o Tricolor recebe o Ipatinga.

O Paraná perdeu 4 pontos para Guarani, 3 para Ipatinga, Guaratinguetá e Boa Esporte e 2 pontos para Barueri e Bragantino. “Os números mostram que a gente teve, realmente, mais dificuldades contra esses times. Em alguns momentos, nos falta encarar os jogos como a Série B exige: com mais pegada, mais atenção”, reconheceu Lúcio Flávio. Por tudo aquilo que o clube deixou de apresentar nesta Série B – em especial no returno -, a tendência é que o Tricolor feche o ano com a sua pior campanha desde o rebaixamento, em 2007. Para superar sua melhor marca (53 pontos) apenas vencendo os quatro jogos que ainda tem pela frente.