Paraná já começa a tomar forma

O “novo” Paraná Clube já tem um perfil delineado pelo técnico Otacílio Gonçalves. A pouco mais de três semanas do início do Campeonato Brasileiro, o experiente treinador confirma o 4-4-2 como o modelo tático a ser aplicado pelo Tricolor. Esta opção não é rígida. Para assegurar equilíbrio defensivo e variações ofensivas, a transição para o 3-5-2 deve ocorrer ao natural, com o simples recuo de um dos volantes. Este deslocamento estará diretamente ligado ao posicionamento do adversário.

“Com um dos volantes acompanhando o segundo atacante do adversário, é isso que ocorre”, comentou Otacílio Gonçalves. O treinador procurou solidificar o setor de meio-de-campo, aliando a juventude de Leandro (23 anos), que veio do Cruzeiro, com a experiência de Sidnei e Maurílio. Ainda sem contar com os três quatro jogadores que estão no Iraty (Luís Paulo, Márcio, Alexandre e Thiago), o Paraná começa a ser armado com nove alterações. Da equipe utilizada no supercampeonato paranaense, somente Fabinho e Maurílio foram mantidos.

As novidades começam pela meta. Como Neneca ainda não definiu a renovação de seu contrato, a comissão técnica promove o retorno de Marcos. A nova defesa foi formada com Bosco na lateral-direita, Fabinho na esquerda e a dupla de zagueiros Xandão e Fábio Luís. “A zaga teve um bom aproveitamento nas jogadas aéreas e o Bosco vai comprovando ser um lateral muito ativo e com boa condição física”, comentou Otacílio Gonçalves.

O técnico também ajustou o posicionamento de Maurílio. Ele comporá o meio-de-campo, fazendo a ligação com o ataque. O setor terá ainda os volantes Leandro e Sidnei e o meia Ronaldo. No ataque, duas promessas: Dennys e Luciano. Otacílio não economizou elogios às qualidades técnicas de Dennys. “É um atacante moderno e ousado”, disse.

O time treinou ontem pela manhã com Marcos; Bosco, Xandão, Fábio Luís e Fabinho; Leandro, Sidnei, Ronaldo e Maurílio; Maurílio e Luciano. O primeiro teste real deste time ocorrerá no Sábado, em jogo-treino contra o Kindermann, de Santa Catarina.

Jogos em Miami

A excursão do Paraná terá somente uma semana de duração. O clube não irá mais para a Costa Rica e seguirá apenas para os Estados Unidos no próximo dia 29. Serão dois jogos em Miami, que terão datas e adversários confirmados até sexta-feira. Melhor para a comissão técnica, que assim terá uma semana a mais para efetuar os ajustes necessários na equipe. Com a alteração, o amistoso contra o Juventude está confirmado para o dia 27 (sábado). Estes serão os testes da equipe antes do Campeonato Brasileiro, onde tem estréia programada para o dia 10 de agosto, frente ao São Caetano, no Pinheirão. Nas cinco primeiras rodadas, o Tricolor enfrentará clubes paulistas. (IC)

Voltar ao topo