A Paraná Esporte está definitivamente instalada em uma nova sede, inaugurada terça-feira, pelo governador do Estado, na Rua Pastor Manoel Virgínio de Souza, 1020, no bairro Capão da Imbuia.

O diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha, que no final do discurso agradeceu o governador pela cessão da nova sede, disse que todo o espaço é livre para a comunidade.

“Aproximadamente 3,5 mil pessoas freqüentam diariamente as atividades em nossas instalações. Só na academia de ginástica são 1.200 pessoas, e sem custos. Temos parcerias com várias entidades dando oportunidades para o surgimento de futuros campeões.”

Marco Aurélio também disse que estava muito feliz pela conquista do novo espaço e pelas conquistas do Paraná em várias competições nacionais. “Vamos para outra Olimpíada Escolar, na Paraíba, em novembro, e os nossos atletas vão surpreender o Brasil. Desde que os Jogos Colegiais do Paraná foram resgatados, em 2003, estamos formando atletas.”

Também discursou a secretária de Estado da Educação, Yvelize Freitas de Souza Arco-Verde, que ressaltou a importância da mudança de sede: “Trazer a gestão, quem administra o esporte, para perto de quem pratica o esporte, é muito importante. É um espaço que tem tudo a ver com a educação. Na antiguidade, na Grécia, já se associava a educação à ciência, à arte e à ginástica. Esporte e lazer dão característica a esse espaço, cada vez mais aberto para a população”.

Estiveram presentes à solenidade outras autoridades, entre elas a chefe do Núcleo Regional de Educação de Curitiba, Sheila Marize Toledo Pereira, e o presidente do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber.

A Paraná Esporte está vinculada à Secretaria de Estado da Educação e é encarregada de administrar as ações esportivas, recreativas e de lazer do governo do Paraná.

Na nova área estão quatro construções, sendo três ginásios de esportes e o prédio administrativo, e espaços com duas quadras de tênis, uma quadra polivalente descoberta, uma pista para caminhada, um campo de futebol suíço e dois campos de futebol, que também podem ser usados para a prática de rúgbi e golfe. Inclui ainda uma academia de ginástica, sala para taekwondo e um auditório.

Dos três ginásios cobertos, dois são utilizados pela Confederação Brasileira de Ginástica, que tem a sede administrativa, o Centro de Treinamento da Seleção Permanente e a Escolinha de Ginástica, e o terceiro é ocupado pelo projeto Rexona-Ades, subdividido em quatro quadras de vôlei.