A solenidade de abertura do Curso de Capacitação do Projeto Verão 2003/2004, ocorreu no Ginásio Poliesportivo da Associação Banestado, no balneário de Praia de Leste, município de Pontal do Paraná. Cento e seis estudantes de terceiro e quarto anos do curso de Educação Física de dezoito instituições de ensino superior do Paraná, treze representantes dos órgãos esportivos municipais de Morretes, Itaipulândia, Pontal do Paraná, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha do Itaipu, Marechal Cândido Rondon, Cascavel, Missal e Santa Helena, prestigiam o evento que inicia os preparativos da Paraná Esporte para a alta temporada no litoral do Estado.

O curso de capacitação é coordenado pela equipe da Diretoria de Lazer e Qualidade de Vida comandada pelo professor de Educação Física e especialista em Fisiologia do Movimento João Arruda.

A mesa de autoridades foi composta pelo chefe de gabinete da Paraná Esporte, Esmael Moraes, representando o presidente Ricardo Gomyde; o diretor de Lazer e Qualidade de Vida, João Arruda; professor Paulo Ricardo Silva, do Departamento de Esportes, representando o prefeito municipal de Pontal do Paraná; José Antônio da Silva (Zé de Pontal); Lauri Pedro Luvizon, da Prefeitura Municipal de Itaipulândia; Ana Cláudia Leme, chefe do Departamento de Lazer e Qualidade de Vida da Paraná Esporte; Rogério Luiz Tonetti, secretário de Cultura e Esporte de Morretes, e Matilde Crisanto, assessora do gabinete de Pontal do Sul.

Hoje, às 14h15, palestra envolvendo a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros sob responsabilidade do tenente-coronel João José Ramirez Júnior e do major Vanderlei Mariano, vai abordar dicas de segurança para padronização de rotinas no litoral.

Logo em seguida, o artista plástico Paulo Afonso de Souza Castro, da Secretaria de Estado da Cultura, abordará as técnicas de montagem de atividades culturais.

João Arruda, diretor de Lazer e Qualidade de Vida da Paraná Esporte, destacou a importância das atividades desenvolvidas pelo governo do Estado tanto no litoral como na Costa Oeste nesse projeto para o verão. Enfatiza Arruda que “resgatar a parceria do governo estadual com as instituições de ensino superior e a responsabilidade da formação do profissional capaz são prioridades da Paraná Esporte”.

Arruda ainda destacou na sua fala que o trabalho desenvolvido é de responsabilidade da Paraná Esporte, tendo na coordenação do projeto o professor Dilson José de Quadros Martins.

Também foi iniciado ontem, no auditório do Hotel Parque Balneário Caiobá, o 5.º Seminário do Projeto Karatê Piá no Esporte reunindo cerca de trezentos profissionais diretamente envolvidos com o atendimento de 26.500 crianças e adolescentes em 228 municípios do Paraná.

O seminário, que tem como temática “Drogadição e Inclusão Social”, será encerrado amanhã, totalizando 16 horas/aula, tendo como estrutura de apoio a Associação dos Servidores Públicos (ASPP) e o Hotel Parque Balneário Caiobá.