Favoritas ao título, o time feminino de basquete da Faculdade Santa Amélia (Secal), de Ponta Grossa (PR), derrotou a Faculdade Maurício de Nassau (AL), de Maceió, por 96 a 25 (50 a 5 no primeiro tempo), no ginásio da AABB, em Campinas (SP), e carimbou o passaporte para a final da Primeira Divisão. Na outra semifinal, a Universidade Federal do Pará (PA) venceu o Instituto João Neórico/Faculdade de Rondônia (IJN/Faro-RO) por 62 a 60. Com os resultados, Paraná e Pará subiram para a Divisão Especial em 2012.

Depois de arrasar os campeões estaduais do Pará, Amazonas e Distrito Federal, na fase classificatória, a Secal (PR) voltou a mostrar porque é a favorita ao título da competição.

Das oito equipes que estão disputando as modalidades coletivas nas Olimpíadas Universitárias em Campinas, sete estão classificadas para as semifinais. Apenas o voleibol feminino do Dom Bosco, que disputa de quinta a oitava posição.

“Nossos atletas estão demonstrando muita força e dedicação nestes jogos, com certeza teremos muitas alegrias até o final da competição”, disse Ney Mecking, presidente da Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU)