Consagrados como o goleiro Rogério Ceni, ascendentes como o volante Henrique, promessas como o volante Deivid e o atacante Anderson Aquino, além de anônimos como o zagueiro Aislan têm projeções diferentes no futebol nacional, mas não deixam de ter algo em comum.

Ambos compõem uma lista estimada em 59 jogadores de futebol nascidos em território paranaense e que estão espalhados por parte dos 40 clubes que disputam as Séries A e B do Campeonato Brasileiro.

A Série A do Brasileirão concentra pelo menos 41 jogadores paranaenses aptos a entrar em campo. Entre eles, um ponto de referência é o são-paulino Rogério Ceni. Nascido em Pato Branco, no interior do Paraná, o goleiro carrega em seu currículo o tricampeonato nacional pelo clube do Morumbi, onde atualmente joga junto de outros três conterrâneos estaduais: o zagueiro Rhodolfo, o meio-campista Marlos e atacante Dagoberto.

O campeão de jogadores locais na competição é o Coritiba, com oito nascidos no estado do Paraná: os goleiros Edson Bastos, Vanderlei e Caio Secco, o zagueiro Lucas Mendes, o volante Willian, o lateral-esquerdo Eltinho, o meia Tcheco e o atacante Anderson Aquino.

Já o Atlético conta com os volantes Deivid, Renan Foguinho e Kleberson, o lateral Edilson, o zagueiro Gustavo Lazzareti, mais o atacante Pablo. A listagem é completada por equipes como Atlético Goianiense e Avaí, que ainda contam com quatro paranaenses em seus plantéis.

Já o Santos incorporou o primeiro paranaense ao seu grupo de jogadores apenas recentemente, ao contratar o volante Henrique, surgido das categorias de base do Londrina e que chegou a disputar final de Libertadores da América pelo Cruzeiro.

Na Série B, pelo menos 18 jogadores do estado foram inscritos no campeonato. Sete deles defendem a camisa do Paraná Clube: os goleiros Thiago Rodrigues e Jociel Henrique, o lateral Lisa, os meias Bruninho, Welington e Cambará, mais o atacante Leo.

Nomes como o volante Germano, que recentemente atuou pelo Santos e hoje joga pelo Sport, além do zagueiro Aislan, do Guarani, completam a participação paranaense na Segundona do Campeonato Brasileiro.