Paraná, desfalcado, tenta parar o invicto Juventude

O Paraná Clube coloca à prova sua defesa, hoje, às 16 horas, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Terá pela frente o Juventude, invicto há cinco rodadas, mas ainda sob risco de rebaixamento. O técnico Saulo de Freitas tem ainda como desafio melhorar o rendimento do sistema de marcação.

Mesmo com as vitórias em seqüência e a aproximação da zona de classificação para a Copa Sul-Americana, o tricolor continua com uma média elevada de gols sofridos, tendo a defesa mais vazada do Brasileirão, ao lado de Bahia e Flamengo.

São os extremos da campanha tricolor, que levou 58 gols – a maioria esmagadora em jogos fora de casa -, mas já balançou as redes 63 vezes, ostentando o segundo melhor ataque da competição, atrás apenas do Cruzeiro, favorito ao título. Com a seqüência de jogos, o “Tigre da Vila” – apelido de Saulo quando marcou época vestindo a camisa do clube e sendo até hoje o maior artilheiro do Paraná – vai marcando seu nome também como treinador. É responsável pelo resgate do time, que ficou à deriva após sucessivas alterações no comando técnico.

O rendimento sob sua liderança já superou em muito os números conquistados por Cuca (até hoje lembrado por ter sido o responsável pela montagem do time). Saulo até manteve a base, mas o estilo de jogo já tem a “cara” do ex-artilheiro. A velocidade dos meias resultam num volume ofensivo surpreendente. Prova maior ocorreu na última jornada, quando o Paraná passou por cima do Paysandu, marcando quatro gols e desperdiçando pelo menos outras quatro chances reais, entre elas um pênalti.

Só nesta nova etapa (Saulo dirigiu o time por sete jogos, antes da frustrante passagem de Edu Marangon), o aproveitamento do time é de 75%, com 11 gols marcados em quatro jogos. “Recuperamos aquele entrosamento do início da temporada. Com liberdade para atacar, os gols são uma conseqüência”, destacou Fernandinho, reconduzido à condição de titular por Saulo. O jogo de hoje também será importante para mostrar a real capacidade do grupo. Quatro titulares, entre eles o artilheiro Renaldo, não enfrentam o Juventude.

Mantendo uma política de não lamentar ausências, Saulo confirmou Fernando Lombardi na zaga, Goiano e Émerson no meio-de-campo e Maurílio no ataque. Ele entram nas posições de Ageu, Pierre, Fernando Miguel e Renaldo, respectivamente. O zagueiro Cristiano Ávalos ainda é dúvida, com dores na coxa esquerda, mas deve ser liberado pelo departamento médico.

***

O meia Hugo, o destaque do time nas últimas partidas, é a principal dúvida do Juventude. O jogador sofreu uma lesão no tornozelo esquerdo durante o jogo diante do Vasco e a definição sobre o seu aproveitamento deve ocorrer pouco antes do início da partida.

Além disso, o técnico interino José Luiz Plein Filho já tem como certa a ausência do outro meia titular, Marcelo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Renatinho deve ser o substituto. Já para o lugar de Hugo, a alternativa testada no treino de sexta-feira foi Donizete Amorim. Rafael, que está voltando depois de um mês afastado devido a uma lesão, também tem chances.

A boa notícia para Plein é a volta do artilheiro Geufer, autor de 7 gols no Brasileirão, também recuperado de uma lesão no quadril.

CAMPEONATO BRASILEIRO

JUVENTUDE x PARANÁ CLUBE

JUVENTUDE:

Márcio Angonese; Mineiro, Índio, Neto e Marcão; Evandro, Leonardo Inácio, Renatinho e Hugo (Donizete Amorim); Leonardo Manzi e Geufer. Técnico: Plein.

PARANÁ:

Flávio; Valentim, Cristiano Ávalos (Fábio Braz), Fernando Lombardi e Fabinho; Goiano, Émerson, Marquinhos e Fernandinho; Caio e Maurílio. Técnico: Saulo de Freitas.

SÚMULA
Local: Alfredo Jaconi (Caxias do Sul).
Horário: 16h.
Árbitro: Elvécio Zequetto (MS).
Assistentes: Paulino Mariano Fernandes (MS) e Ivanilton Bandeira da Silveira (MS).

Voltar ao topo