Como diz em seu próprio hino oficial: “Paraná já nasceste gigante”. Oriundo da fusão entre o Pinheiros e o Colorado, o Paraná Clube nasceu da união de dois grandes clubes do futebol de Curitiba. De um lado, as cores vermelha e branca, que possuíam diversos admiradores. No gramado, o Colorado conquistou apenas um Estadual (1980). Antes disso, o Ferroviário, que também faz parte da história Tricolor, e foi um dos clubes mais tradicionais do Estado.

Do outro lado, a bela administração do Pinheiros, que conquistou três títulos estaduais (1967, 1984 e 1987). Acabou sendo rebaixado em 1981, mas conquistou o título da Série Prata no ano seguinte e retornou à elite do Campeonato Paranaense.

Fundado em 1989, o Paraná Clube foi uma grande potência no início. Conquistou seis títulos estaduais, com apenas dez anos de vida e ganhou projeção nacional ao conquistar a Série B de 1992 e chegar à Primeira Divisão do Brasileiro no ano seguinte.

Após novas quedas para a Série B do Nacional, o Tricolor vive o pior momento de sua história no ano da “revolução”. Rebaixado para a Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense, o Paraná deverá passar por uma reformulação no seu elenco visando à Série B.