Paraná Clube vai com uma nova roupagem em 2003

O Paraná Clube terá um visual arrojado na temporada 2003. Esta é a promessa da Le Coq Sportif, nova fornecedora do material esportivo do tricolor. A marca francesa – reconhecida mundialmente no segmento esportivo – associa seu nome ao do Tricolor nesta nova incursão no futebol brasileiro. Foi assinado ontem o contrato de parceria entre Paraná e a Marcas & Idéias, empresa que detém os direitos de exploração da marca francesa no Brasil.

A Le Coq estava afastada do futebol brasileiro desde 1997, quando era representada por outro distribuidor. A Marca & Idéias trabalha com a marca francesa desde 2000, mas apenas no tênis e no running, patrocinando dez tenistas da nova geração. Mais de 25 jogadores brasileiros têm contratos para a utilização das chuteiras Le Coq, entre eles Fábio Simplício e Jean, do São Paulo. A diretora de marketing da Marcas & Idéias confirmou que este acerto com o Paraná é o primeiro passo de uma estratégia de penetração no mercado nacional.

“Escolhemos o Paraná após uma longa pesquisa por todo o Brasil. A negociação teve início há mais de um ano”, disse Maria Estela de Mendonça. “O objetivo é modernizar a imagem do clube, associando-a às conquistas que certamente virão”. Estela de Mendonça antecipou que o Paraná Clube será o único clube brasileiro a utilizar a marca Le Coq Sportif – que veste clubes como o Nantes (França), Udinese (Itália), Gamba Osaka (Japão), além da seleção do Senegal, destaque na última Copa do Mundo – em 2003. A definição do Tricolor se deve à sua permanência na primeira divisão e à própria condição estratégica de Curitiba no mercado esportivo.

Foram apresentados ontem apenas os protótipos dos novos uniformes de treino, que passam a adotar o azul marinho como cor predominante. Este material será utilizado a partir de 3 de janeiro, quando o Paraná entra na reta final de preparação para o campeonato paranaense. Estela de Mendonça antecipou que as surpresas ficarão reservadas para a solenidade do dia 20 de janeiro, quando serão apresentados os novos uniformes para jogos. “Essa expectativa é interessante e também nos afasta da pirataria”, disse Estela.

A modernização deverá atingir não apenas o material esportivo, mas também às lojas do clube que comercializam a marca Paraná Clube. “Estamos idealizando alterações que agradem aos torcedores. Queremos que eles vivenciem esta transformação”, comentou Estela. Sobre a questão estatutária, que estabelece o perfil dos uniformes 1 e 2, a diretora de marketing confirmou que ele será respeitado. “Mas, vamos dar uma interpretação a este estatuto”, disse, deixando no ar a possibilidade de inovações profundas na imagem do Paraná. Também assegurou a presença de um terceiro uniforme, como ocorre com praticamente todos os clubes europeus.

Com a apresentação dos novos uniformes apenas no dia 20 de janeiro, a fornecedora terá que encontrar uma solução para os amistosos que o clube irá disputar nos dias 15 e 22 de janeiro, frente ao Karpaty, da Ucrânia. É certo que a estréia oficial do “novo visual” tricolor ocorrerá no dia 26, quando o clube enfrentará o Roma, na largada do campeonato paranaense. Somente após esta data os torcedores poderão adquirir a nova camisa do clube nas lojas especializadas.

Uma alteração já visível é a mudança na cor das duas estrelas sobre escudo do clube. “Como elas representam nossas conquistas na segunda divisão, decidimos pela cor prata (antes elas eram douradas)”, explicou o presidente Enio Ribeiro, acenando com planos de conquistas maiores nos próximos anos. Os detalhes do contrato, válido inicialmente por um ano, não foram revelados.

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