Paraná Clube tenta “erro zero” contra o vice-líder

Uma sólida marcação no meio-de-campo e frieza nas finalizações. Estes são os pontos fundamentais da estratégia do Paraná Clube para o jogo desta noite – às 20h30, no Orlando Scarpelli -, frente ao Figueirense.

Além da mudança de goleiros, com Darci entrando na vaga de Flávio, o técnico Gilson Kleina mexe em outras duas posição. Alex Silva entra na lateral-direita e Goiano será o terceiro volante do time. A nova formação visa impedir a pressão que o time catarinense sempre tenta impor a seus adversários.

O técnico tricolor reconhece que a falta de pontaria incomoda. Além do desconforto, o fraco aproveitamento ofensivo tira a confiança dos atacantes da equipe. “É preciso controlar a ansiedade. Vejo uma evolução. Aos poucos o Canindé também terá melhor entrosamento e as coisas irão melhorar”, acredita. “Mas, é preciso fazer com que isso aconteça, com atitude”. Isso foi cobrado do grupo em uma rápida reunião, antes do apronto de ontem à tarde.

Kleina, porém, tinha outra preocupação. Essa, de difícil correção. “Só não dá para aceitar esses erros de arbitragem”, disparou. “O pênalti sobre o Canindé, não assinalado, foi escandaloso. Houve ainda um lance de cotovelada sobre o Wellington”. Mais revoltado ficou ao saber que o mesmo árbitro – Fabrício Neves Corrêa – também não dera uma penalidade máxima para o Tricolor no jogo frente a Ponte Preta, no Pinheirão, pela sétima rodada do Brasileiro.

Gilson Kleina, acreditando numa evolução natural do ataque, não alterou o setor. Com dois meias-ofensivos -Marcel e Canindé – e um atacante – Galvão – espera ter o mesmo volume da partida frente ao Corinthians. Só teve um cuidado: com a entrada de Goiano na vaga de Fernando, espera compactar ainda mais a marcação, armando o setor com três volantes. “O Goiano foi muito bem frente ao Atlético. Como o Figueirense tem meias de muita mobilidade, acredito que essa compactação é prudente”, explicou.

Na lateral-direita, Alex Silva faz sua estréia. O jogador vinha treinando bem e Kleina aposta na sua entrada para tornar o time mais rápido pela ala-direita. “Ele é um jogador agudo e precisamos deste apoio constante pelo lado do campo”, comentou o treinador. “Estou buscando uma chance e parece que ela surgiu. É um jogo difícil, pois o Figueirense vem bem, mas fomos bem nas últimas partidas e com um pouco mais de sorte temos tudo para subir nessa classificação”, acredita Alex Silva.

Diretoria reduz elenco e libera quatro

Os “ajustes” prometidos pela diretoria começaram a ser processados. A preocupação da comissão técnica era com o “inchaço” do elenco e quatro jogadores já se desligaram do clube. O lateral-esquerdo Wesley e o meia Alexandre estão sendo cedidos ao Londrina – que está em situação delicada na Série B – e o volante Nilson retorna ao Iraty. Já o atacante William Xavier teve seu contrato rescindido.

Novos “cortes” poderão ocorrer, pois ainda esta semana o Paraná deve anunciar a contratação de mais dois atacantes. O diretor de futebol Durval Lara Ribeiro trabalha para acertar com um centroavante experiente e dois outros atacantes podem chegar. Bill, da Chapecoense, vem para período de testes e Maranhão, da Inter de Limeira também está nos planos.

“Precisávamos enxugar o grupo. Tínhamos muito volantes e meias. A questão da lateral-esquerda foi analisada pela comissão técnica”, explicou o vice de futebol José Domingos. Wesley foi pego de surpresa, pois até então era o reserva imediato de Edinho. Porém, Vicente, que também é jogador do empresário Sérgio Malucelli, vinha treinando bem e acabou ganhando a disputa. Vicente, ex-Sergipe, tem 21 anos e assinou contrato até o fim do ano.

Nestas reformulações, Vandinho, destaque do time júnior, foi novamente chamado para o elenco principal. “Tenho ótimas referências desse garoto e quero observá-lo nos treinos”, explicou Gilson Kleina. Ontem, surgiram boatos sobre a possível contratação do atacante Fábio, ex-Volta Redonda e atualmente no Botafogo. A diretoria do Paraná desmentiu a informação.

CAMPEONATO BRASILEIRO
15ª RODADA
SÚMULA
Local: Orlando Scarpelli (Florianópolis).
Horário: 20h30.
Árbitro: Wilson Luís Seneme (SP).
Assistentes: Aline Lambert (SP) e Hilton Francisco de Melo (SP).

FIGUEIRENSE x PARANÁ CLUBE

FIGUEIRENSE
Edson Bastos; Paulo Sérgio, Márcio Goiano, Cléber e Filipe, Geovânio, Bilú, Sergio Manoel e Fernandes, Romualdo e Izaías. Técnico: Dorival Junior.

PARANÁ
Darci; Alex Silva, Fernando Lombardi, Gélson Baresi e Edinho; Axel, Beto, Goiano e Marcel; Canindé e Galvão. Técnico: Gilson Kleina.

Voltar ao topo