Paraná Clube se reúne hoje com times do interior pela antecipação

O Paraná Clube saberá hoje como será o seu calendário para a temporada 2012. Foram quase duas semanas de muito trabalho nos bastidores, tentando viabilizar a antecipação da Divisão de Acesso. Seis clubes já aderiram ao movimento, mas o Tricolor precisa da totalidade de votos – Cascavel CR, Júnior Team e Grêmio Metropolitano se mostram contrários à mudança – para fazer frente à intransigência da Federação Paranaense de Futebol. A entidade mantém uma postura cética quanto à pretensão do Tricolor e declaradamente prefere a disputa entre os meses de maio e agosto.

A diretoria paranista busca a realização da competição já a partir de fevereiro. Mesmo sem um time sequer delineado, prefere correr contra o tempo a ver um acúmulo de jogos a partir de maio, quando terá pela frente a maratona de 38 partidas do Campeonato Brasileiro da Série B. “Estamos tentando mostrar a todos que será impossível disputar as duas competições simultaneamente. Não há datas, a partir de maio, para se encaixar 18 jogos da Divisão de Acesso”, afirma o presidente do conselho deliberativo, Benedito Barboza. A FPF, do outro lado, garante que o problema é do Paraná e que cabe ao clube se adaptar a essa realidade.

Nessa queda de braço, a única solução seria o bom senso dos clubes do interior. Na reunião da semana passada, o Paraná conseguiu convencer os presentes sobre a impossibilidade de se disputar a Divisão de Acesso a partir de maio e num período de três meses. “Não iremos aceitar o não cumprimento da lei. O Regulamento Geral das Competições [da CBF] estabelece um intervalo mínimo de 66 horas entre os jogos. Não há mágica capaz de encaixar tantos jogos em tão pouco tempo”, alerta Barboza. “Não estamos querendo um enfrentamento. Apenas buscando uma solução que seja boa também para os clubes do interior e, enfim, para a competição”, explica o dirigente paranista.

Após os recentes contatos – o presidente eleito Rubens Bohlen foi a Londrina para conversar com a diretoria do Júnior Team -, espera-se quorum máximo na reunião desta tarde. O encontro está programado para 14h, na sede da Kennedy. O Paraná espera a adesão dos nove demais componentes da Divisão de Acesso em torno dessa antecipação. Além do calendário, estará em pauta um possível patrocínio para a competição. Duas emissoras de TV (a Band e a Educativa) já manifestaram interesse na Divisão de Acesso. Porém, até o momento, nenhuma proposta oficial, com números, foi apresentada aos clubes.