Paraná Clube repatria Marcos e confirma Reinaldo no ataque

Em meio a ídolos repatriados, jogadores experientes, revelações e algumas apostas, o Paraná Clube apresentou ontem seu elenco para a temporada 2013. O jantar de 23 anos serviu de pano de fundo para a revelação de projetos ambiciosos: a modernização da Vila Capanema (com a implantação da cobertura na curva norte) uma nova parceria para buscar a marca de 17 mil sócios e, é claro, a confirmação do grupo que tentará pôr um fim ao jejum de sete anos sem um título de expressão.

O torcedor, ávido por conquistas, não escondia a expectativa em torno da reformulação do elenco. A diretoria agiu com sigilo e anunciou os quatro primeiros reforços do Tricolor. Reinaldo como a Tribuna antecipara há uma semana chega com a missão de ser a referência ofensiva do Tricolor. Aos 33 anos, o jogador retorna ao Brasil após uma temporada no futebol chinês. Com passagens memoráveis por Flamengo, São Paulo e Botafogo, ele volta a atuar ao lado de Lúcio Flávio, que teve participação direta em sua contratação.

Mas se Reinaldo é o reforço de maior renome nacional, o torcedor paranista vibrou mesmo com o anúncio oficial da volta de Marcos ao clube que o projetou. O goleiro, aos 36 anos, não fala em fim de carreira, mas sim no objetivo de reconduzir o Paraná Clube à elite nacional. Marcos está sendo repatriado, após dez anos de atividade intensa no futebol português, defendendo Marítimo, Braga e, por último, Feirense. “O coração pesou nesta hora. Estou voltando pra minha casa”, disse o jogador, visivelmente emocionado.

O Paraná, porém, não irá viver apenas de atletas consagrados, e já com vasta “rodagem”. O clube, além das revelações domésticas a expectativa é que Borges, Aymen, Dudu e Neverton, promovidos da base, sigam os passos de Alex Alves e Luisinho também foi buscar no interior do Mato Grosso o principal destaque da Série C. O meia Rubinho, 24 anos, foi a revelação do Luverdense e já estava “na mira” do clube desde o início do ano, quando o Paraná eliminou a equipe matogrossense da Copa do Brasil. O jogador assinou contrato de três anos com o Tricolor.

Outra aposta vem do futebol do Distrito Federal. O atacante Paulo Renê, ex-Gama, é promessa de gols. Na atual temporada, foi o artilheiro do campeonato brasiliense, com 15 gols. No ano passado, também balançou as redes várias vezes pelo Santa Cruz, na campanha que levou o clube pernambucano da Série D para a Terceirona. Fechando o grupo, a diretoria também oficializou as renovações dos contratos dos zagueiros Anderson e Alex Bruno, além do volante Zé Luís, que está “apalavrado”, mas ainda não assinou o novo vínculo.