Paraná Clube recebe o líder apostando na vitória

O Paraná Clube tenta hoje, às 16h, um passo decisivo na sua caminhada rumo à uma vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem.

A missão não é das mais agradáveis: superar o líder Cruzeiro, que alimenta a possibilidade de confirmar ainda hoje o título do Brasileirão. Com força máxima e invicto há nove rodadas, o Tricolor conta com o apoio de sua galera, após um “exílio” de 35 dias. No remodelado Pinheirão, a expectativa é de um público superior a 20 mil paranistas.

Motivos não faltam para que os torcedores dêem uma resposta positiva. “Estamos num bom momento e os números dizem isso. Não há nem necessidade de pedirmos a presença do torcedor. Eles vão lotar o Pinheirão”, afirmou Marquinhos. O meia destaca o futebol ofensivo apresentado pelo time. “Temos um ataque muito eficiente e encontramos um posicionamento que nos permite explorar essa qualidade”. Marquinhos reconhece que não fossem as sucessivas mudanças de comando técnico, o Paraná estaria numa condição invejável.

O meia – que ao final da temporada deverá se reapresentar ao Bayer Leverkusen, clube que detém seus direitos federativos – só não está satisfeito com o jejum de gols. “Faz tempo que não marco e isso é ruim. Mesmo assim, estou perto do Alex e dá para buscar essa diferença”, disse. Explica-se: o objetivo de Marquinhos e fechar o ano como principal artilheiro entre os meio-campistas. Ele fez 14 e Alex tem 16. “O mais importante é a vitória, mas se houver oportunidade, não quero desperdiçar, pois estou empacado nestes 14”. O último gol de Marquinhos, coincidentemente, ocorreu na última partida do Paraná em Curitiba, frente ao Inter, há 35 dias.

Além de Marquinhos, o Paraná conta com Fernandinho, Caio e Renaldo para colocar pressão da defesa cruzeirense. Mesmo respeitando o adversário, o Tricolor não pretende mudar seu estilo de jogo. “Vamos marcar, mas sem abdicar do ataque. Com a posse de bola, nosso time joga prá frente”, lembrou Renaldo. O artilheiro tem motivos de sobra para pregar o futebol ofensivo. Com 27 gols, ele segue na cola de Dimba (Goiás) e Luís Fabiano (São Paulo), que têm 29. “Não será fácil, mas a meta é assegurar o título de maior artilheiro do Brasileiro, pela segunda vez”, disse. Renaldo foi o goleador do campeonato de 1996, pelo Atlético Mineiro.

Para assegurar o eqüilíbrio das últimas rodadas, o Tricolor conta com a implacável marcação de Pierre e Fernando Miguel. Este, enfrenta seu ex-clube. “Estive lá no ano passado, mas estou bem aqui e feliz com a campanha. Agora, é buscar a Sul-Americana, que será importante para o futuro financeiro do Paraná”, disse o volante, que tem contrato até janeiro de 2005.

Cruzeiro pode ser campeão hoje à tarde

Gisele Krodel Rech

O Cruzeiro pode sagrar-se campeão brasileiro hoje à tarde, caso vença o Paraná Clube e o Santos perca para o Fluminense. Entretanto, o discurso de jogadores e comissão técnica da Raposa é o mesmo: o jogo contra o Tricolor tem a mesma importância de cada uma das partidas que fez o time chegar onde está.

“Em campeonato de ponto corrido, todo o jogo é uma decisão. Os 42 jogos disputados até agora foram encarados com a mesma seriedade desta partida”, diz Vanderlei Luxemburgo.

Para a partida contra o Tricolor, Luxemburgo terá de volta quatro jogadores que estavam defendendo a seleção brasileira: Alex e Leandro, na principal, e Edu Dracena e Wendell na sub-23. “Eles já estão novamente adaptados porque sabem que agora o Cruzeiro é a prioridade. Afinal, se não fosse o clube, eles não teriam vestido a amarelinha.”

Ansiedade

Como para confirmar o título neste fim-de-semana a Raposa não depende apenas dos próprios esforços, no planejamento consta a conquista de duas vitórias para carimbar a faixa. “Se fizermos isso, seremos campeões por nossos próprios méritos”, diz Aristizábal, artilheiro da equipe. Mas o lateral-direito Maurinho, apesar de concordar que o jogo é importante como outro qualquer, não acha tão ruim assim comemorar o título hoje. “Mesmo que seja fora de Belo Horizonte, se vier será muito bem-vindo”, diz.

Outro jogador que não esconde a ansiedade para a conquista inédita do Cruzeiro é o curitibano Alex. “O título brasileiro é o único nacional que falta no meu currículo. Isso me emociona”, diz.

CAMPEONATO BRASILEIRO
PARANÁ CLUBE x CRUZEIRO

PARANÁ: Flávio; Valentim, Cristiano Ávalos, Ageu e Fabinho; Fernando Miguel, Pierre, Marquinhos e Fernandinho; Caio e Renaldo. Técnico: Saulo de Freitas.

CRUZEIRO:

Gomes; Maurinho, Cris, Edu Dracena e Leandro; Maldonado, Felipe Mello, Wendell e Alex; Aristizábal e Márcio Nobre. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

SÚMULA
Local:

Pinheirão (Curitiba).
Horário: 16h.
Árbitro: Wagner Tardelli Azevedo (FIFA-RJ).
Assistentes: Manoel do Couto Ferreira Pires (RJ) e Carlos Henrique Alves Lima (RJ.

Voltar ao topo