Paraná Clube precisa vencer para voltar ao G4

Para obter êxito em mais uma minimeta, o Paraná Clube terá que somar pelo menos 4 pontos nas duas próximas rodadas da Série B. Na teoria, o Tricolor precisa de uma vitória sobre o Vila Nova-GO, sexta-feira, para poder empatar com o Criciúma, fora de casa, na 12.ª rodada.

Até aqui, sempre confirmando a conquista de 7 pontos a cada 4 jogos, o time de Roberto Fonseca vinha se mantendo no G4 da competição. Ontem deixou o grupo, após a vitória do Náutico.

“Os últimos deslizes fora de casa, contra Vitória e ASA, impediram que a gente armazenasse aquela gordurinha”, disse o ala Lisa, que desfalcou o Paraná nas rodadas anteriores e vive a expectativa de voltar ao time titular.

Apesar da atuação ruim em Arapiraca-AL, o Paraná fechou a 10.ª rodada ainda na área de acesso à Série A. Porém, o clube já não tem mais uma campanha destacada como visitante.

Até o empate frente ao Náutico, na 6.ª rodada, o Tricolor tinha o melhor desempenho atuando fora de casa, dentre os 20 integrantes da Série B. Na sequência, foi superado pela Ponte Preta.

Agora, foi ultrapassado por ABC e Náutico em pontos somados, perdendo também para Portuguesa e Criciúma no ítem aproveitamento. “Creio que a competição seguirá equilibrada até mais ou menos a 30.ª rodada. Os times estão muito iguais e somente lá na frente é que saberemos quem fica no pelotão de frente e quem vai lutar contra o descenso”, analisou Lisa.

A projeção do ala é feita com base na proximidade entre os clubes na classificação. Até ontem, somente seis pontos separavamm a líder Portuguesa (20 pontos) do 11.º colocado, o ASA (14).

Os jogadores têm consciência de que da forma como a competição se apresenta, um deslize pode colocar em risco a campanha de qualquer equipe. A rodada que se iniciou ontem, por exemplo, pode embolar ainda mais a classificação diante da reação de equipes que estão hoje na parte de baixo da tabela. Diferentemente do que ocorre na Série A, a ZR também está muito equilibrada, onde uma simples vitória pode significar um salto para uma posição intermediária.