Paraná Clube mais cuidadoso no Sul

Os números conferem ao Paraná Clube total favoritismo no jogo desta tarde – às 16h – frente o Grêmio, no Olímpico. São dezessete pontos de vantagem a favor dos paranaenses e o desespero do time gaúcho dá o tom deste confronto. Uma derrota pode enterrar de vez as esperanças do Grêmio de ainda escapar do rebaixamento. Toda a preparação paranista foi realizada com este tema como “pano de fundo”.

Desta vez, o técnico Saulo de Freitas admite um posicionamento mais cauteloso, sem a marcação pressão aplicada com sucesso nas últimas apresentações. “É importante que quebremos o ritmo do adversário, que virá com tudo nos primeiros quinze ou vinte minutos”, acredita Saulo de Freitas. O fato de Adílson Batista, hoje no comando do Grêmio, ter trabalhado no Paraná no início do Brasileirão, também traz novos ingredientes ao jogo.

“Ele conhece bem este grupo e isso aumenta a nossa dificuldade. Mas, é importante que tenhamos uma postura equilibrada. É preciso marcar, mas sem abdicar do ataque”, frisou Saulo. Os jogadores têm consciência que terão pela frente um adversário sob pressão, mas fortalecido pelo apoio de sua torcida. “Temos que ter em mente que se fizermos 1×0, o desespero deles aumentará significativamente”, lembrou Caio, que terá a missão de dar velocidade aos contra-ataques.

Saulo preferiu, desta vez, não antecipar a formação da equipe. A dúvida está no meio-de-campo, pois Fernandinho, suspenso, não joga. Nas entrelinhas, o treinador deixa transparecer que Émerson deve ser escalado. Com um passe qualificado, ele leva a vantagem de conseguir aliar combatividade com avanços para o ataque, tendo um chute qualificado de média distância. Por isso, Éverton – jogador mais ofensivo – deve mesmo ficar no banco de reservas.

Na teoria, o Paraná lança mão de três volantes, compactando o meio-de-campo para também assegurar liberdade para os alas. Sabendo que Valentim receberá marcação especial, Saulo conversou longamente com Fabinho. Quer o lateral mais à frente, garantindo assim um bom volume de jogo também pelo lado esquerdo do campo.

Valentim não se importa com marcação

Valentim atravessa seu melhor momento no Paraná Clube. E isso não passou desapercebido por Adílson Batista. O técnico do Grêmio já avisou que haverá marcação especial sobre o lateral-direito. Carlos Miguel pode ser posicionado como ala, inibindo as ações de Valentim. “Isso é bom. Mostra que estou fazendo um bom trabalho”, disse o jogador paranista.

Indicado ao Paraná por Cuca, Valentim precisou de algum tempo para se firmar. Quando Adílson dirigiu o Paraná, ele foi titular em algumas partidas, mas seu futebol só ganhou destaque sob o comando de Saulo. “O importante é saber administrar esse momento, pois temos sete jogos pela frente e não podemos deixar o ritmo cair”, lembrou.

Para Valentim, um deslize, agora, colocaria a perder todo o trabalho desenvolvido nestas últimas rodadas. “Se relaxarmos, vão esquecer os bons jogos que fizemos. Quero terminar bem o ano, com uma colocação digna”, avisou. O lateral não teme uma marcação específica hoje à tarde. “Me falaram que o Carlos Miguel seria escalado para me marcar. Mas, acho que o Adílson está pensando em colocá-lo na ponta, para tentar impedir a minha saída”, arriscou.

Com apoio em velocidade e bons cruzamentos, Valentim tem sido um “garçom” para Renaldo, artilheiro do time. Independente da postura do Grêmio, garante que não vai se limitar à defesa.

CAMPEONATO BRASILEIRO
Local: Olímpico (Porto Alegre).
Horário: 16h.
Árbitro: Paulo Henrique de Godói Bezerra (SC).
Assistentes: Carlos Berkembrock (SC) e Claudemir Mafessoni (SC).

GRÊMIO
x
PARANÁ CLUBE

GRÊMIO
Eduardo Martini, George, Adriano, Baloy (Marcos Paulo), Roger (Carlos Miguel), Gavião, Leânderson, Tinga, Gilberto, Cláudio Pitbull, Christian. Técnico: Adílson Batista.

PARANÁ
Flávio, Valentim, Cristiano Ávalos, Ageu, Fabinho, Fernando Miguel, Pierre, Marquinhos, Émerson, (Éverton), Caio, Renaldo. Técnico: Saulo de Freitas.

Voltar ao topo