Como o Paraná-Online antecipou, Guilherme Macuglia é o novo técnico do Paraná Clube. Ele chegou em Curitiba no fim da tarde de ontem e após uma rápida reunião com o presidente Aramis Tissot e o diretor de futebol Guto Mello acertou contrato até o fim da Série B. Com muita experiência no Sul e somente um desempenho nacional marcante – a conquista da Série C, em 2006, pelo Criciúma -, o treinador chega com a dura missão de tirar o Tricolor do marasmo e recuperar o espírito vencedor do início da competição.

continua após a publicidade

Aos 50 anos, Macuglia tem passagens por muitos clubes do interior gaúcho e catarinense. Após o título pelo Criciúma, buscou novos ares e esteve no Coritiba, em 2007. Depois disso, comandou Guaratinguetá, Guarani, América-RN e Naútico. Na atual temporada, retornou ao Criciúma, mas de forma surpreendente trocou o Tigre pelo Caxias, que se preparava para a disputa da Série C.

Em Caxias do Sul, não obteve êxito e há cerca de um mês foi dispensado. O novo técnico paranista já estará em Paulista-PE, na noite de hoje. “O time será dirigido pelo Ageu Gonçalves. Mas ele já terá a condição de analisar o time de perto”, explicou Guto Mello.

Gaúcho de Porto Alegre, Guilherme Macuglia não esconde a predileção pelo “futebol força”. Uma característica que o Paraná perdeu ao longo desta Série B. Nos melhores momentos da equipe no campeonato, o time tinha três volantes e uma participação coletiva na marcação, com a participação intensa de meias e atacantes. Aos poucos, a equipe se acomodou e com uma série de desfalques viu essa força de conjunto se perder.

continua após a publicidade

Guilherme Macuglia terá pouco tempo para conseguir uma guinada. No sábado, estreia diante do Goiás, na Vila Capanema. Depois disso, haverá uma semana até o confronto com o Náutico, também em casa. “Temos que buscar uma arrancada a qualquer custo”, disse o vice de futebol Paulo César Silva.

“Tínhamos algumas opções para o comando técnico. Só que trabalhamos com um orçamento bem definido e que não pode ser extrapolado. Com a vinda do Macuglia, temos ainda uma reserva para reforçar o nosso elenco”, justificou.

continua após a publicidade

Além da chegada de Macuglia, a diretoria espera fechar nos próximos dias com pelo menos mais um atacante para a sequência da Série B. Surgiram especulações sobre o possível retorno de Josiel, artilheiro da equipe e da Série A, em 2007, com 20 gols.