Paraná Clube apresenta um pacote de reforços

O Paraná Clube apresenta hoje mais um “pacotão” de reforços. Com três contratações, fecha o grupo que terá a missão de livrar o clube do rebaixamento, a dezesseis rodadas do término do Brasileirão.

O zagueiro Émerson e os atacantes Alecsandro e Marquinhos têm chegada prevista para o início da tarde. É a última “tacada” da diretoria um dia antes do término das inscrições para a competição. Com o trio, o tricolor completa a incrível marca de 36 jogadores contratados para o Nacional, sendo que catorze destes já não mais estão no elenco.

A única pendência estava na questão salarial do zagueiro Émerson. Nos planos do clube há tempos, ele retomou negociações após a não permanência de Esmerode. O zagueiro uruguaio ficou somente uma semana no clube. Como seu visto de trabalho expirou – seu passaporte é espanhol -, não haveria tempo hábil para seu registro junto à Confederação Brasileira de Futebol. “Tentamos agilizar o processo, mas fomos informados que somente dentro de vinte dias sua documentação estaria pronta. Assim, tivemos que dispensá-lo”, explicou o vice de futebol José Domingos Borges Teixeira.

Émerson Carvalho da Silva, 29 anos, jogou no XV de Jaú, na Portuguesa e no São Paulo e já esteve na seleção brasileira. Participou dos jogos contra a Bolívia, Inglaterra e País de Gales, em 2000. Seus últimos clubes foram o Shimizu Pulse (Japão) e o Belenenses (Portugal), de onde saiu há dois meses. “Estamos tentando ajustar a questão financeira. Não é fácil, mas estamos fazendo todo o esforço possível”, resumiu José Domingos. Além de reforçar a defesa, com Émerson o Paraná ganha também em liderança, pois o jogador foi capitão em todos os clubes por onde passou.

O setor mais carente do Tricolor ganha agora os reforços de Alecsandro e Marquinhos. Ontem à tarde, Alecsandro esteve no Sport, definindo a rescisão de seu contrato. Filho do ex-craque do Coritiba Lela (campeão brasileiro de 1985), o atacante estava disputando a Série B e está em plena forma. Aos 23 anos, terá sua primeira oportunidade no futebol do Sul. Até ano passado, defendeu o Vitória da Bahia. Se transferiu para o Sport na transação do meia Cléber. Alecsandro Barbosa Filisbino é natural de Bauru, tem 1,83m e 81kg. Recentemente, adotou a mesma “marca” do pai, comemorando seus gols com “caretas”.

O terceiro reforço é Marquinhos. O atacante de 26 anos já jogou no Bahia, mas estava em atividade no futebol português. “Agora, é correr para acertar o registro desses jogadores”, confirmou Zé Domingos. O supervisor Paulo Silveira deve viajar ainda hoje para o Rio de Janeiro para acertar os últimos detlahes.

Campos começa a definir o time hoje

O técnico Paulo Campos comanda coletivo hoje à tarde, onde pretende testar algumas opções para a defesa e o meio-de-campo. Uma prevenção, caso Fernando Lombardi e Beto não possam enfrentar o Guarani, sábado (16h), no Pinheirão. Os dois serão julgados amanhã, pelas expulsões contra Criciúma e Santos, respectivamente. Acreditando na absolvição da dupla, no primeiro treino tático, ontem, repetiu a mesma equipe da última jornada.

A única exceção é Edinho, que volta à lateral-esquerda após cumprir suspensão. Entra na vaga de Vicente, que está fora do jogo devido à expulsão nos minutos iniciais do jogo frente à Ponte Preta. No meio-de-campo, Éverton César está mantido, já que Messias continua se recuperando de um estiramento muscular. Porém, Axel, ontem, fez seu primeiro trabalho com bola depois de um longo período no departamento médico. O experiente volante já confirmou que pretende ficar à disposição de Paulo Campos já para o jogo deste sábado.

Axel seria inclusive uma opção caso Beto venha a ser punido. Outra alternativa seria Fernando, que recentemente já atuou como volante e conseguiu preencher os espaços e ainda dar maior qualidade na saída de bola. Para a zaga, caso Fernando Lombardi não possa atuar, Paulo Campos poderia recorrer novamente a João Vítor. Gélson Baresi está voltando de lesão e ainda precisa recuperar a condição física. A outra alternativa seria o lançamento do recém-contratado David.

Voltar ao topo