A 15.ª rodada do returno da Série B foi um desastre para o Paraná Clube. Não bastasse a péssima jornada e a derrota para o ABC (terça-feira) em casa, o Tricolor viu Bragantino, Guaratinguetá e CRB vencerem. Os resultados reduziram para oito pontos a distância para a ZR, o que obriga o time a reagir de imediato. Só que o time do técnico Toninho Cecílio joga fora de casa, amanhã, às 21h50, no Rei Pelé, frente ao CRB, num confronto com contornos de decisão.

continua após a publicidade

Em 18.º, o clube alagoano vai para o tudo ou nada. Já o Paraná tem contra si, além dessa pressão do adversário, o péssimo retrospecto nos jogos fora de casa. O Tricolor somou apenas 11 pontos em 17 jogos. Neste quesito, o clube paranaense é apenas o 17.º colocado – à frente de CRB, Guaratinguetá e Ipatinga. “Não poderíamos ter deixado chegar a esse ponto. Aconteceu. Agora, cabe a gente reverter esse quadro. Do jeito que está não dá pra ficar”, avisa o volante Ricardo Conceição.

Há tempos o técnico Toninho Cecílio vem falando da necessidade de se buscar, o quanto antes, a marca dos 45 pontos. Mesmo batendo insistentemente nessa tecla (e até elevando o “número mágico” para 47) o treinador não conseguiu, nas duas partidas recentes, mobilizar o grupo. “Acho que houve um relaxamento até inconsciente quando vimos que não dava mais pra chegar no acesso. Mas temos que estar atentos à parte de baixo”, diz o atacante Luisinho.

Por isso, o jogo de amanhã é de risco. Um tropeço, aliado a vitórias de Bragantino (que enfrenta o Ipatinga, em Minas Gerais) e Guaratinguetá (Joinville, em Santa Catarina) pode derrubar para apenas 5 pontos a vantagem para a ZR. “Não dá mais pra adiar. Precisamos confirmar a permanência na Série B já”, afirma Luisinho.

continua após a publicidade

Diretoria e comissão técnica também esperam essa definição para poder avançar na montagem do grupo para 2013. “É fundamental que a gente defina esse calendário o quanto antes. Aí sim poderemos avançar no planejamento para 2013”, avaia o superintendente Celso Bittencourt. A diretoria sabe que no ano que vem a pressão pelo acesso será ainda maior. Desta vez, o Paraná terá um calendário regular, com Campeonato Paranaense, Copa do Brasil e Série B. Com jogos oficiais já a partir do final de janeiro, o clube terá a árdua missão de segurar uma base e sair às compras, mesmo com os cofres vazios.