Foi sofrido, mas o Paraná conseguiu recuperar a vaga no G4 da Série B do Campeonato Brasileiro. Nesta terça-feira, o time paranaense não esteve em sua melhor forma, empatou com o Atlético Goianiense por 1 a 1, no estádio Durival de Britto, em Curitiba, no encerramento da 31.ª rodada, mas confirmou o retorno. E deu azar porque sofreu o empate aos 48 minutos do segundo tempo.

O Paraná havia caído para o quinto lugar com a vitória do Avaí sobre o Paysandu por 2 a 0, na última sexta, mas com o resultado desta terça subiu para os 50 pontos, tomando o quarto lugar dos catarinenses no saldo de gols: 18 a 8. De outro lado, o Atlético segue afundado na zona de rebaixamento com 31 pontos, quatro atrás do ABC, o primeiro time fora da degola.

Desde o começo da partida, o Paraná teve dificuldades para criar. Mesmo contando com o meia Lúcio Flávio em campo, os mandantes não penetraram na defesa do Atlético. As coisas começaram a ficar menos complicadas quando o técnico Dado Cavalcanti abriu os atacantes e adiantou Ricardo Conceição para ajudar na armação. A mudança tática fez sucesso, pois a partir daí o time começou a levar perigo. Reinaldo e Kayke assustaram o goleiro Márcio, mas não conseguiram abrir o placar.

No segundo tempo, a estratégia do Atlético surtiu mais efeito. O time goiano aproveitou os espaços deixados pelo adversário para contra-atacar com perigo. Anselmo chegou a balançar as redes, mas a arbitragem assinalou impedimento.

De tanto insistir, o Paraná conseguiu abrir o placar em um lance mais de sorte do que qualquer outra coisa. Após cruzamento de Paulinho da esquerda, Guilherme Santos não conseguiu fazer o corte e a bola sobrou para Luisinho, que finalizou na trave. No rebote, o próprio atacante empurrou para o gol, aos 26 minutos.

No final, o Paraná conduzia bem a partida para comemorar a vitória, mas foi surpreendido. Aos 48 minutos, após levantamento para o centro da área, Jorginho aproveitou desvio, dividiu com o goleiro Luis Carlos e empurrou para o gol.

Pela 32.ª rodada, o Paraná volta a campo contra o Joinville, neste sábado, às 16h20, na Arena Joinville, em Santa Catarina. Já o Atlético recebe a Chapecoense, nesta sexta, às 19h30, no estádio Serra Dourada, em Goiânia.

FICHA TÉCNICA

PARANÁ 1 x 1 ATLÉTICO-GO

PARANÁ – Luis Carlos; Roniery, Edimar, Alex Alves e Paulinho; Ricardo Conceição, Edson Sitta, Lúcio Flávio (Gilson) e Kayke (Luisinho); JJ Morales e Reinaldo (Léo). Técnico: Dado Cavalcanti.

ATLÉTICO-GO – Márcio; John Lennon, Alex Moraes, Anderson Conceição e Guilherme Santos; Régis, Pedro Bambu, Bida (João Paulo) e Fábio Lima (Ricardo Jesus); Juninho (Jorginho) e Anselmo. Técnico: PC Gusmão.

GOLS – Luisinho, aos 26, e Jorginho, aos 48 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Paulinho e Edson Sitta (Paraná); Lennon, Guilherme Santos, Régis e Bida (Atlético-GO).

ÁRBITRO – Arilson Bispo da Anunciação (BA).

RENDA – R$ 123.630,00.

PÚBLICO – 11.072 pagantes (11.918 no total).

LOCAL – Estádio Durival de Brtio, em Curitiba (PR).