Paraná ?apresenta? sua promessa no atletismo

A jovem ponta-grossense Wanessa Taciana do Nascimento Zavolski, de 15 anos, estabeleceu recentemente uma nova marca para os 400m com barreiras para atletas até 23 anos. E para chegar a esse feito, Wanessa ressalta a importância dos jogos oficiais do Paraná em sua formação como competidora.

Os Jogos Colegiais de 2005 (Jocop´s), que têm início suas fases regionais no final de abril, foram fundamentais para o desenvolvimento técnico de Wanessa e como vitrine para seus resultados. ?Se não fossem os Jocop?s provavelmente não teria chegado até aqui?, comentou a atleta que definiu no campeonato paranaense sub-23, realizado em Curitiba, o recorde da prova com o tempo de 1min05s07 e já é vista como uma promessa para a modalidade.

A paranaense já acumula medalhas e recordes em sua carreira de apenas três anos. ?Comecei a competir em 2003 nos Jogos Colegiais do Paraná (Jocop´s) e nos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb´s), onde conquistei duas medalhas de ouro, ambas nos 250 metros com barreiras?, comentou Wanessa, que ano passado foi campeã novamente nos Jocop´s e também nos Jogos da Juventude Brasileiros, mas desta vez na prova dos 400 metros com barreiras. Esses resultados chamaram a atenção da comunidade esportiva brasileira, tanto que ela foi convidada a representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Menores, em Guayaquil no Equador, onde foi campeã nos 400 metros com barreiras com apenas 15 anos numa competição que reunia as melhores atletas sul-americanas até 17 anos na modalidade.

As primeiras fases regionais dos Jogos Colegiais de 2005 começam no dia 29 de abril em Santa Helena, Candoí, Planalto e Capanema, Curitiba, Guaratuba, Mandaguaçu e Ourizona, Bandeirantes e Umuarama. A competição envolve mais de 400 mil atletas em todas suas fases, tornando-se o maior evento esportivo escolar do Brasil.

Voltar ao topo