Aconteceu na noite dessa quinta feira o cerimonial de abertura das Olimpíadas Escolares Brasileira, com a participação da delegação do Paraná. As Olimpíadas são organizadas Pelo COB – Comitê Olímpico Brasileiro e Ministério do Esporte, e nesta edição conta com a participação de 21 estados e mais o Distrito Federal.

Divulgação
O medalhista olímpico Leandro Guilheiro conduziu a tocha.

Após a formação da mesa de honra, os atletas começaram a festa com o desfile das delegações. O Paraná foi o 13.º estado a entrar na quadra do Ginásio da Universidade Federal na Paraíba.

O grande momento de emoção foi a entrada da tocha simbólica até a Pira Olímpica, que foi recepcionada por José Marcos Nóbrega Ferreira de Meio, do vôlei de praia, Guilherme Pardo e Fernando Araújo Bosco, do badminton; Sarah Menezes, do judô; Ana Paula Ribeiro, Drielle Dalto, Marcela Menezes, Natalia Gáudio, Natalia Peixinho e Tayanne Montovanelli, da GR; Hugo Parisi e Casius, de salto ornamentais; Kaio Márcio, na natação. A tocha foi conduzida até a pira por Leandro Marques Guilheiro, atleta medalhista olímpico.

Divulgação
David, ouro nos 800 metros.

Os atletas paranaenses, no hotel em que estão hospedados se reuniram com o chefe da delegação, o diretor de esportes da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha, que pediu muito desempenho, para bem representarem seus colégios, suas cidades e o Estado do Paraná. “O Brasil vai ter uma surpresa com a apresentação dos nossos atletas, que mostraram um excelente desempenho”, afirmou Marco.

Ouro e prata

Divulgação
Lívia, prata no lançamento do disco.

Na primeira etapa do atletismo disputada ontem pela manhã em João Pessoa, o Paraná conseguiu sair com duas medalhas, ouro nos 800 metros masculino com David Júnior da Silva, do CE Tsuru Oguido, de Londrina, e prata no lançamento de disco feminino, também com a londrinense Lívia Avancini, do Colégio Marcelino Champagnat.