O ambiente no vestiário de Portugal após o empate suado e heroico da equipe contra os Estados Unidos, no domingo, na Arena Amazônia, por 2 a 2, não era dos mais animadores. O técnico Paulo Bento não escondia a decepção com a seleção portuguesa, que agora precisa quase de um “milagre” para garantir uma vaga nas oitavas de final pelo Grupo G. Para o treinador, as chances são pequenas.

“É um resultado que não é bom, isso é óbvio. Não nos coloca fora do Mundial, mas nos deixa numa situação muito complicada. Começamos bem, com a marcação do gol, mas tivemos grandes dificuldades em conter o lado direito dos Estados Unidos”, analisou o treinador português. “Tentamos alterar essa situação no restante da primeira etapa e também no segundo tempo, mas não conseguimos. O 2 a 2 foi o resultado do último esforço que fizemos, esforço que foi grande, em condições difíceis.”

Sobre o duelo decisivo contra Gana, na última rodada do grupo, em Brasília, no estádio Mané Garrincha, a partir das 13 horas de quinta-feira, Paulo Bento não jogou a toalha, mas afirmou que as chances são pequenas. “Agora, temos que jogar o último jogo e esgotar todas as possibilidades que temos, que são poucas neste momento”, concluiu o treinador.

Mas o clima também era de esperança no vestiário português. Na saída do jogo, o goleiro Beto, que entrou no lugar do lesionado e questionado Rui Patrício, afirmou que o grupo de jogadores ainda tem esperança para atingir as oitavas de final do Mundial.

“Não era o cenário que queríamos mas é o cenário que temos. É nós temos de nos agarrar nesta esperança e olhar para o jogo contra Gana. A esperança é a última que morrer”, declarou.

Com relação ao empate heroico contra os EUA, Beto afirmou que o time também ficou frustrado com o resultado. “Temos um sentimento de frustração porque trazíamos uma grande ilusão para este jogo. Na minha perspectiva, fizemos um bom jogo, em condições difíceis e contra um adversário difícil. Fizemos um primeiro tempo muito bom, nos abalamos um pouco com o primeiro gol e a virada dos EUA. Mas o gol de Varela nos deu um fio de esperança”, finalizou o goleiro