Para evitar reservas, Paulistão terá limite de atletas

A Federação Paulista de Futebol anunciou nesta segunda-feira, durante o sorteio de grupos do Campeonato Paulista de 2015, que a competição terá uma novidade importante comparada com a última edição. A partir do próximo ano, cada clube só poderá inscrever 28 jogadores.

A medida, que fará com que os times não façam tanta rotação entre seus elencos, busca forçar que os principais jogadores atuem nas partidas. “Houve apenas uma pequena alteração só no número de jogadores, que a partir de agora serão de 28. Eles participarão da temporada”, afirmou na coletiva o presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Marco Polo Del Nero.

A escolha dos atletas não respeitará qualquer tipo de cota de jogadores vindos das categorias de base e a lista de inscritos respeitará a vontade do treinador de cada um dos 20 times. A FPF definiu também que haverá um limite de 25 jogadores de linha e mais três goleiros a serem inscritos no torneio – os arqueiros podem ser trocados em caso de lesão e os times que avançarem às quartas de final poderão fazer quatro mudanças.

O torneio, marcado para começar no dia 1º de fevereiro, será disputado nos mesmos moldes do Paulistão do ano passado com quatro grupos com cinco clubes. Após a primeira fase, os times se enfrentarão em quartas de final e semifinal em jogo único, e a final vai ocorrer em duas datas entre 26 de abril e 3 de maio.

Voltar ao topo