O Presidente do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO) e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman; o Secretário-Geral do CO-RIO, Carlos Roberto Osório; e o Diretor de Marketing do CO-RIO e do COB, Leonardo Gryner, fizeram um balanço muito positivo sobre a realização dos XV Jogos Pan-americanos no Rio de Janeiro em entrevista coletiva nesta segunda-feira, dia 30, no Riocentro.

Na avaliação do CO-RIO, o RIO 2007 comprovou a capacidade da cidade de sediar grandes eventos internacionais e elevou o nível dos Jogos Pan-americanos.

?A organização do RIO 2007 deu confiança ao Comitê Olímpico Internacional de que podemos organizar grandes eventos internacionais, como os Jogos Olímpicos?, afirmou Nuzman.

Entre os pontos altos da realização dos Jogos foram destacados a segurança e o transporte, além dos vários legados deixados para o esporte, para a cidade e para o país.

?Os Jogos quebraram vários paradigmas. Conseguimos reunir uma forte cooperação de trabalho voluntário, a operação dos transportes na cidade fluiu perfeitamente, o programa de licenciamento foi um sucesso e tivemos um exemplo da integração dos três níveis de Governo. Este projeto transformou o esporte brasileiro?, avaliou Nuzman.

O Presidente do CO-RIO destacou ainda que, com a realização dos Jogos, as famílias voltaram aos estádios.

?A contribuição do público foi fundamental para o sucesso dos Jogos. Foram mais de um milhão de ingressos vendidos. Houve vendas em todas as sessões, de todas as modalidades?, detalhou.

O Secretário-Geral do CO-RIO, Carlos Roberto Osório, destacou a avaliação dos atletas sobre o alto nível da competição esportiva.

?Os atletas e as equipes técnicas elogiaram o padrão olímpico da competição esportiva e atestaram a qualidade das instalações, o que comprova que alcançamos com excelência nossa meta principal, a evolução do esporte nas Américas. Nesta edição, 123 recordes pan-americanos foram quebrados?, ressaltou Osório.

Outro aspecto relevante na organização do RIO 2007 é a mudança no comportamento em relação ao consumo do esporte.

?Fica para o esporte um legado econômico. O programa de marketing dos Jogos alcançou resultados acima do esperado, com o programa de patrocínio, a venda de ingressos, as concessões e o programa de licenciamento, que superou as expectativas com mais de 700 produtos de 42 empresas?, afirmou o Diretor de Marketing.