Pantanal e Amazônia terão sedes da Copa, diz ministro

O ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, afirmou nesta quinta-feira (29) que uma capital da região do Pantanal e outra da Amazônia estarão entre as 12 sedes da Copa do Mundo de 2014 que serão escolhidas em março pela Fifa. Manaus e Belém concorrem à vaga “amazônica”, enquanto Cuiabá e Campo Grande disputam a outra sede.

Silva disse ter recebido essa garantia da Fifa por causa do potencial turístico das duas regiões. Ele se encontrou com o presidente da entidade, Joseph Blatter, que esteve em Brasília nesta quinta para se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo o ministro, Blatter saiu do encontro satisfeito por constatar que os Estados e o governo federal darão a garantia para a organização dos jogos. Na sexta-feira, uma comitiva da Fifa começa a visitar as 17 cidades que pleiteiam ficar entre as 12 sedes. A comitiva fará inspeções e conversará com autoridades locais, mas Blatter não estará nessas visitas.

Orlando Silva reconheceu que nenhuma das cidades está hoje plenamente preparada para receber jogos da Copa do Mundo. “Há cidades que precisam modernizar os estádios, reformar aeroportos, em outras a rede hoteleira precisa ser expandida. Há diferentes demandas, mas creio que a Fifa irá analisar também a capacidade de realização de investimentos”, disse Silva.

Voltar ao topo