Uma semana depois do início dos XV Jogos Pan-Americanos Rio 2007, já é possível ver que não eram simples estimativas otimistas as pesquisas sobre o impacto do evento na economia da cidade. Além da confirmação de um maior faturamento para o comércio carioca, chama atenção ainda a criação de postos de empregos ? temporários ou não – decorrentes dos Jogos.

continua após a publicidade

?As nossas previsões sobre o incremento que os Jogos dariam para o setor estão se concretizando. O empresariado está eufórico?, garante Alexandre Sampaio, presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio).

O SindRio revela que mil vagas de emprego temporário foram criados no ramo de hotelaria e gastronomia, para sustentar o maior fluxo de turistas e atletas na cidade. Outros 4 mil postos efetivos foram abertos, decorrentes da expansão do setor. Na Zona Oeste, região do Rio de Janeiro onde se disputam a maior parte das competições, foram construídos, nos últimos dozes meses, quatros hotéis e 60 bares. Mais três hotéis foram inaugurados em outras regiões cariocas.

Pelas projeções que estão se confirmando, o faturamento dos hotéis chegará, ao fim do RIO 2007, a cerca de R$ 60 milhões, um aumento de 30% em relação a julho de 2006. Suas taxas de ocupação estão em 85% , 20% a mais que ano passado, quando o número foi de 65% .

continua após a publicidade

Alexandre afirma que os números sobre o faturamento de bares e restaurantes também estão dentro do esperado. Segundo ele, os estabelecimentos ao redor das instalações esportivas arrecadarão 30% mais que no mesmo período do ano passado, e os da Zona Sul da cidade, 25%.

Rede oficial de alimentação do RIO 2007, o Bob?s abriu três mil postos de trabalho temporários ? além de 4 mil empregos indiretos. Uma semana depois da abertura do evento, a cadeia de lanchonete comemora o sucesso do investimento de R$ 2,5 milhões em equipamentos, instalações e mão de obra.

continua após a publicidade

?Já atendemos 500 mil clientes nos 97 postos montados. Está tudo correspondendo às nossas expectativas?, assegura Flavio de Maia, diretor de Marketing da empresa, acrescentando alguns números que mostram a grandiosidade do evento:

?Já foram consumidas 2,5 toneladas de carne, 300Kg de pão e 150 mil latas de refrigerantes?.

O secretário municipal de Trabalho e Emprego, Wanderley Mariz, lembra que o RIO 2007 também gerou trabalho para a população local na construção civil. A construção do Estádio João Havelange, da Arena Multiuso, do Parque Aquático Maria Lenk e do Velódromo abriu 10 mil postos de empregos diretos e indiretos. Wanderley acrescenta que os novos palcos esportivos cariocas revitalizaram suas vizinhanças, com a abertura de novos estabelecimentos.

?Ao redor do Estadio João Havelange, serão construídos dois novos centros comerciais, que gerarão seis mil empregos diretos e indiretos. Os Jogos são apenas o início de um ciclo virtuoso. Com mais visibilidade, há mais turismo e, conseqüentemente, mais trabalho. Também neste sentido, o RIO 2007 é um sucesso. A cidade tem vocação para o esporte, que é um veiculo gerador de emprego?, diz.