Rebaixado hoje, o Palmeiras será o quarto clube do Brasil a disputar a Libertadores e a Série B do Brasileiro na mesma temporada.

A equipe alviverde conquistou a vaga no principal torneio continental ao vencer a Copa do Brasil. Na ocasião, derrotou o Coritiba em Barueri (2 a 0) e empatou em Curitiba (1 a 1).

Antes do Palmeiras, Criciúma, Santo André e Paulista tiveram a experiência de disputar a Libertadores e a Série B. Todos eles garantiram vaga no continental ao conquistar a taça da Copa do Brasil de 1991, 2004 e 2005, respectivamente.

O curioso é que no ano da disputa da Libertadores, o Criciúma subiu com a terceira melhor campanha da Série B-1992. Já Santo André e Paulista bateram na trave. O primeiro foi apenas o sexto em 2005, enquanto o outro foi o quinto em 2006.

O time catarinense foi também o único do trio a realizar uma boa campanha na Libertadores. Ficou em quinto na classificação geral (eram 21 participantes). Após liderar a fase de grupos, foi eliminado pelo São Paulo nas quartas de final.

Santo André e Paulista caíram na fase de grupos. O time do ABC teve a 18ª campanha, enquanto a equipe de Jundiaí foi a 24ª (ambos participaram do torneio com 32 clubes).