Mesmo sem vencer o Botafogo, o Palmeiras garantiu neste domingo (7) uma vaga na próxima Copa Libertadores. Em partida disputada no Palestra Itália, o time paulista perdeu por 1 a 0 para o time carioca, mas contou com o tropeço do Flamengo diante do Atlético-PR em Curitiba (5 a 3) para terminar em quatro lugar na competição.
O clube paulista terminou o Brasileirão com 65 pontos, um na frente do Flamengo, quinto colocado e primeiro time fora da zona da Libertadores. O Palmeiras não participava do principal torneio entre clubes da América do Sul desde 2006, quando foi eliminado nas oitavas-de-final pelo São Paulo.
Por ter ficado em quarto lugar, a equipe paulista não entrará diretamente na fase de grupos da Libertadores e terá que disputar uma partida eliminatória para garantir esta vaga. Com a vitória, o Botafogo terminou o Campeonato Brasileiro terminou a competição em sétimo lugar, com 53 pontos, e vai disputar a próxima Copa Libertadores.
No confronto deste domingo contra o Botafogo, o Palmeiras não fez uma boa exibição. Com isso, a torcida vibrou mais com os gols do Atlético-PR diante do Flamengo em Curitiba, anunciados pelo placar eletrônico, do que com o que aconteceu dentro de campo.
Faltou criatividade ao Palmeiras para chegar perto da área botafoguense. No primeiro tempo, a melhor chance do time dirigido por Luxemburgo aconteceu aos 8 minutos. Na cara do gol, Kleber bateu fraco e permitiu bela defesa do goleiro Renan, que colocou a bola pela linha de fundo.
O Botafogo se arriscava no campo de ataque e teve em Lúcio Flávio seu principal articulador. Aos 39 minutos, após bate e rebate dentro da área, ele chutou de três dedos e acertou o travessão.
O Botafogo entrou mais ligado no segundo tempo e abriu o placar logo aos quatro minutos. Lúcio Flávio fez boa jogada e cruzou na cabeça de Wellington Paulista, que desviou, sem chance de defesa para Marcos.
Em desvantagem no marcador, o Palmeiras partiu para cima do adversário e teve oportunidades de empatar, mas os atacantes do time mandante não estavam em uma boa tarde. Aos 12 minutos, Kleber teve outra chance sem marcação, na cara do gol, mas esbarrou novamente em Renan.
Luxemburgo tentou mudar o panorama da partida ao colocar em campo Denílson e Tiago Cunha, mas as alterações surtiram pouco efeito. Irritada com o desempenho do time, a torcida chegou a vaiar alguns jogadores.
De forma desorganizada, o Palmeiras buscou o gol até o último minuto, mas pouco assustou o Botafogo. Aos 39 minutos, Renan atento fez bela defesa com os pés. Apesar da derrota e de terem atuado mal, no apito final do árbitro os jogadores puderam comemorar a classificação para a Libertadores.
Ficha Técnica:
Palmeiras 0 x 1 Botafogo
Palmeiras – Marcos; Maurício, Jéci (Denílson) e Gustavo; Fabinho Capixaba, Pierre, Sandro Silva (Jumar), Evandro (Tiago Cunha) e Leandro; Diego Souza e Kleber. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Botafogo – Renan; Emerson, André Luís, Edson (Luciano Almeida) e Alessandro; Leandro Guerreiro, Túlio Souza, Lúcio Flávio (Jougle) e Triguinho; Wellington Paulista (Alexandro) e Lucas Silva. Técnico: Ney Franco
Gol: Wellington Paulista, aos 4 minutos do segundo tempo
Cartões Amarelos: Edson, Emerson e Luciano Almeida (Botafogo)
Cartões Vermelhos: Alexandro (Botafogo) e Maurício (Palmeiras)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa – PR)
Renda e público: Não divulgados
Estádio: Palestra Itália, em São Paulo (SP)


