A sequência da 29.ª rodada do Campeonato Brasileiro terá cinco jogos nesta segunda-feira, feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, por causa da partida da seleção brasileira contra a Bolívia, no domingo, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2010. Quatro deles envolvem equipes diretamente ligadas à disputa do título ou para fugir da zona de rebaixamento.

No duelo de maior destaque, o líder Palmeiras viaja ao Recife cheio de desfalques para enfrentar o desesperado Náutico. Como nada menos que sete baixas – entre eles o meia Diego Souza (na seleção), o volante Edmílson e o centroavante Vágner Love (ambos suspensos), o time paulista terá pela frente uma equipe disposta a tudo para vencer em casa e seguir vivo na luta contra o descenso.

Outra partida que promete muita emoção é o clássico mineiro entre Atlético e Cruzeiro. Com a expectativa de um Mineirão lotado, os torcedores verão um duelo direto por times que lutam por uma vaga na Copa Libertadores da América de 2010. O lado alvinegro, além disso, ainda acredita em título e somente a vitória manterá este sonho.

Quem também pensa em um lugar na maior competição continental de clubes é o Goiás, que busca a reabilitação em casa contra o Sport. Após duas derrotas consecutivas – para Botafogo e Cruzeiro -, o time goiano caiu do segundo para o quinto lugar e sabe que um novo tropeço atrapalhará, e muito, os seus planos. Já o rival pernambucano joga suas últimas fichas para evitar o rebaixamento.

No Rio de Janeiro, o Botafogo quer consolidar a sua boa fase com mais uma vitória. Após bater Goiás e Atlético Mineiro e sair da zona da degola, além da classificação às quartas de final da Copa Sul-Americana, a equipe carioca enfrenta o Avaí. Os catarinenses querem os três pontos para acabar com qualquer possibilidade de queda.

Por fim, no Pacaembu, o Santos muda de casa para ter mais torcida para derrotar o Vitória. No intuito de levar os torcedores paulistanos ao estádio, o time da Baixada Santista ainda crê em vaga na Libertadores e o duelo contra os baianos é de fundamental importância para este objetivo.

Confira os jogos desta segunda-feira pela 29.ª rodada do Brasileirão:

16 horas

Náutico x Palmeiras – Aflitos

Atlético-MG x Cruzeiro – Mineirão

Goiás x Sport – Serra Dourada

Santos x Vitória – Pacaembu

Botafogo x Avaí – Engenhão